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INSS: Como atualizar seu cadastro para não perder benefícios

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o órgão responsável pelo pagamento dos benefícios previdenciários no Brasil. É importante que os segurados mantenham o cadastro atualizado para evitar problemas no recebimento dos benefícios.

Para atualizar o cadastro, basta acessar a página do INSS e clicar na opção “Atualização Cadastral”. Na página, será solicitado o número do PIS/PASEP (Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). Após informar este dado, basta preencher as demais informações solicitadas e enviar a atualização.

É importante lembrar que a atualização cadastral deve ser feita sempre que houver alterações.

Renove seu cadastro para evitar benefícios cancelados

Para evitar a burocracia, algumas atitudes do segurado podem prepará-lo para a necessidade de atualização de suas informações cadastrais, veja abaixo:

  • Tente guardar o máximo possível a sua carteira de trabalho, e peça ao seu RH de trabalho para ajustar as informações do seu arquivo sempre que houver uma mudança de função;
  • Guarde sempre seus recibos, contracheques ou quaisquer outros documentos que contenham informações sobre sua função, renda e condições do ambiente de trabalho;
  • Verifique as informações em seus documentos salvos para corrigi-los quanto a erros antes de precisar usá-los;
  • Atualize seu ID se tiver certeza de que precisa dele. Verifique também se o número do CPF, NIS ou PASEP está correto e verifique o cadastro.

Como atualizar o cadastro no aplicativo Meu INSS

A atualização do cadastro pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, os passos são os seguintes:

  • Acessar o site ou aplicativo “MEU INSS”;
  • Em seguida faça login com seu nome de usuário e senha Gov.br;
  • Clique em “Agendar/Solicitar”;
  • Clique em “Novo Aplicativo”;
  • Então digite “Dados” e selecione a primeira opção que aparece “Registrar Atualização de Dados”;
  • Verifique se seus dados pessoais, como previdência, nome e data de nascimento, estão corretos;
  • Em seguida, forneça seu e-mail e número de contato atualizados;
  • Clique em “Anexar Dados”, esta opção pode incluir ou atualizar novos dados;
  • Carregue seu arquivo atualizado, clique em “Novo” para anexar o arquivo e clique em “Avançar” quando terminar (recomenda-se que esses arquivos estejam em formato PDF, mas se não, jpeg também aceita, você pode usar as fotos de câmera do seu telefone);
  • Escolha uma instituição perto de você;
  • completar o pedido de atualização;

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