HomeInssINSS começa um novo pente-fino nos benefícios; saiba mais

INSS começa um novo pente-fino nos benefícios; saiba mais

Durante o dia 22 de setembro o Ministério do Trabalho e Previdência publicou no Diário Oficial da União que podemos considerar o maior pente-fino da história do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Entretanto, apesar de ser a maior operação de pente-fino do INSS, não existe motivo para alarde! Isso porque o segurado incluído na lista não deverá perder o benefício de imediato e nem mesmo significa que vai ter o seu benefício suspenso!

É importante ressaltar que o segurado convocado para perícia vai ter que somente apresentar as informações divergentes encontradas pelo INSS para ficar comprovado que não teve nenhum erro na concessão do benefício.

Outro ponto importante de se lembrar é que o Ministério do Trabalho e Previdência frequentemente faz análises nos benefícios pagos pelo INSS para identificar possíveis fraudes e irregularidades.

Leia em seguida: Ótima Notícia: Salário extra vai ser pago para os aposentados? Veja agora

Quem está no alvo do pente-fino do INSS?

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial da União quem está no alvo desse pente-fino são os cidadãos que recebem:

  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC).

É importante destacar que no caso do auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez, a revisão vai acontecer para os benefícios que já estão a mais de seis meses sem passar por perícia e que não apresentam indicação de reabilitação ou de alta programada.

Leia em seguida: Meu empréstimo do Auxílio Brasil foi aprovado; quando cai na conta?

Como eu sei se estou no pente-fino do INSS?

Muitos beneficiários do INSS acabam ficando preocupados com a notícia de que vai ter um novo pente-fino e como descobrir a tempo de não ter o benefício suspenso.

Mas, o segurado deve ficar tranquilo, pois o próprio INSS tem a obrigação de informar previamente o segurado que o mesmo está passando por uma “investigação” de possíveis irregularidades na concessão do benefício.

Dessa forma, o INSS acaba comunicando o segurado por meio dos seguintes meios:

  • Através de SMS (mensagem de texto de celular);
  • Pela plataforma Meu INSS;
  • Por correspondência;
  • Notificação no caixa eletrônico do banco onde o segurado recebe o benefício mensal.

Depois do recebimento da notificação de que o seu benefício está sob “investigação” você deve ter um prazo de até no máximo 30 dias para apresentar sua defesa prévia.

Nessa defesa prévia, você vai ter que explicar e adicionar a documentação solicitada pelo INSS para comprovar que o seu benefício não tem nenhuma irregularidade.

Vale ressaltar que os segurados que perderem o prazo para apresentação da defesa prévia vão ter o seu benefício suspenso até que seja apresentada a documentação solicitada.

Caso se passe mais de 30 dias depois da suspensão do benefício e o segurado não apresente sua defesa, o seu benefício então deverá ser cancelado.

Dica Bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias:

Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Confira em seguida:

14° SALÁRIO LULA VAI PAGAR? VENCEMOS 14 salário DEPUTADO REVELOU TUDO sobre o PAGAMENTO (Fonte: João Financeira)