HomePASEPINFORME INSS: Se você é do período entre 1964 e 1969, precisa...

INFORME INSS: Se você é do período entre 1964 e 1969, precisa conhecer as novas REGRAS DE APOSENTADORIA! Veja aqui.

A aposentadoria é um tópico que gera preocupação e interesse para muitos brasileiros, e as mudanças nas leis previdenciárias têm um impacto direto em como e quando podemos nos aposentar. Por isso, é preciso estar sempre atento as regras da aposentadoria do INSS.

Se você nasceu entre 1964 e 1969, é fundamental estar ciente das novas regras de aposentadoria que entraram em vigor e trouxeram alterações significativas no sistema previdenciário

Continue a leitura e explore as mudanças e as diferentes opções disponíveis para você.

Mudanças na Reforma de 2019

Confira as regras para aposentadoria. (Fonte: Edição / Notícia de Última Hora)
Confira as regras para aposentadoria. (Fonte: Edição / Notícia de Última Hora)

A Reforma da Previdência de 2019 trouxe consigo mudanças substanciais que afetaram como os brasileiros podem se aposentar. Duas das principais alterações incluem a extinção da aposentadoria por tempo de contribuição e o aumento na idade mínima para aposentadoria por idade para as mulheres.

Leia mais:  VITÓRIA DOS APOSENTADOS: Governo Aprova Novo Benefício – Saiba Como Receber!

Agora, a regra permanente de aposentadoria por idade estipula que homens devem ter 65 anos de idade e 15 anos de contribuição, enquanto as mulheres precisam atingir 62 anos de idade e também contribuir por 15 anos.

 CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

Regras da aposentadoria vigentes em 2023

Além das regras permanentes, existem regras de transição para aqueles que já estavam próximos de se aposentar pelo INSS antes da Reforma. Para quem estava a apenas 2 anos da aposentadoria, é importante entender o pedágio de 50%, que implica trabalhar metade do tempo que faltava para a aposentadoria.

Por exemplo, se alguém tinha apenas 1 ano para se aposentar, agora precisará trabalhar mais 1 ano e 6 meses.

Leia mais: SURPRESA DO INSS: Novo Pagamento APROVADO, Mais Vantajoso que o 14º Salário – Veja Quem Vai Receber!

Outra regra é a do pedágio de 100%. Ou seja, para os homens se aposentarem por essa regra, precisam ter 35 anos de contribuição. Assim, será preciso trabalhar o dobro do tempo que faltava para se aposentar até atingir esse tempo de contribuição. Também é preciso ter no mínimo 60 anos de idade.

Já no caso das mulheres, pela regra do pedágio de 100%, é preciso ter 30 anos de contribuição, seguindo a mesma regra anterior. Além, disso, precisa ter 57 anos de idade, no mínimo.

Há também a regra dos pontos, que leva em consideração a idade mais o tempo de contribuição. Essa pontuação varia anualmente e pode ser uma alternativa interessante para algumas pessoas. No entanto, não existe uma regra única vantajosa para todos. 

É fundamental considerar suas circunstâncias individuais e, para tomar a melhor decisão, é aconselhável consultar um advogado especialista e realizar cálculos personalizados. Se você está próximo de se aposentar ou simplesmente quer se planejar para o futuro, não hesite em buscar aconselhamento profissional e calcular a melhor estratégia para a sua aposentadoria. 

Veja Também:

Veja quem tem direito a um abono extra do INSS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.