HomeAposentadoIndenização para quem sofreu com falhas do INSS! Veja

Indenização para quem sofreu com falhas do INSS! Veja

Mesmo que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seja um órgão muito competente, ainda podem acontecer alguns erros. Por conta disso, os segurados da Previdência Social estão sujeitos a diversos danos causados por conta de algum erro da Instituição.

Esses erros podem acabar custando caro, tanto para o beneficiários quanto para a Instituição. Isso porque os beneficiários com erros em seus dados por exemplo, podem acabar tendo o seu benefício cancelado!

Entenda mais informações sobre as possíveis indenizações por conta de falhas do INSS!

O que se enquadra como dano moral?

Os danos morais são os danos que por várias razões diferentes, afetam a personalidade da pessoa, seja em sua honra, sua imagem ou até mesmo psicologicamente!

Por se tratar de um assunto que somente a pessoa prejudicada pode sentir e, portanto, dizer se foi ou não lesionada, é difícil definir de forma objetiva o dano moral, embora os tribunais brasileiros estabeleçam parâmetros para o seu tratamento jurídico e as consequentes indenizações buscadas no judiciário.

Vão ter direito a indenização do INSS por danos morais, qualquer cidadão que provar que foi prejudicado de forma moral pela Instituição!

Leia em seguida: Oficial! INSS dispensa perícia médica para Auxílio-doença

Qual situação entra como dano moral?

1- Grande demora na implantação de benefício

Essa é uma das situações que se enquadra para aqueles segurados que estão esperando para receber o seu benefício. De acordo com a lei, a previdência tem um prazo de no máximo 45 dias depois da apresentação dos documentos para conceder o benefício. Um grade atraso pode se enquadrar no dano moral e estar apto a receber indenização.

2- Erro de perícia médica

Caso aconteça dos laudos declarados pelos médicos peritos confrontam com as decisões estabelecidas por médicos particulares dos beneficiários que acompanham seu tratamento a anos, resultando em humilhações ao beneficiário pode sim gerar uma indenização por dano moral na Justiça.

3- Cessação, ou o indeferimento do benefício sem um aviso prévio e/ou sem justificativa

Em casos de cessação, ou o indeferimento do benefício sem um aviso prévio e/ou sem justificativa com o segurado, o mesmo tem direito a uma reparação por meio da Justiça. Mesmo que aconteça do benefício ser restaurado em pouco tempo, a vítima ainda pode entrar com uma ação de dano moral.

4- Falha no cadastro

Muitas pessoas não sabem mas erros cadastrais podem gerar bloqueios em pagamentos de aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e até mesmo dar direito a indenização na Justiça por danos morais!

Leia em seguida: DINHEIRO PARA TRABALHADORES! Revisão FGTS: entenda o que é e como funciona

Como funciona o processo contra o INSS?

Para que o segurado entre com um processo na Justiça, primeiramente é necessário apresentar provas concretas o e do prejuízo que foi gerado para o mesmo.

É muito importante também levar todos os documentos possíveis como por exemplo:

  • Comprovante de solicitação
  • Cópias dos documentos entregues
  • Protocolos
  • Extratos bancários

Com essas provas em mãos, é preciso então abrir um processo com uma ação de dano moral contra o INSS com o acompanhamento de um advogado!

Gostou das informações sobre a indenização para quem sofreu com falhas do INSS? Então confira a baixo alguns links para não ficar de fora das novidades no Blog Jornal Financeiro:

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E E VEJA ENTÃO A NOSSA PAGINA NO PERFIL DO INSTAGRAM DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA AGORA MESMO A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasil de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Leia em seguida: Como consultar quem recebe a revisão do artigo 29? Confira agora

Veja também: