HomeFGTSHerdeiros podem receber FGTS de trabalhador falecido; saiba como

Herdeiros podem receber FGTS de trabalhador falecido; saiba como

Você sabia que tem direito a resgatar o saldo das contribuições do Fundo de Garantia (FGTS) e PIS / PASEP de seu parente falecido? Muitas pessoas perdem essa vantagem porque não conhecem a lei.

Os herdeiros podem solicitar o cancelamento e o valor pode ser devolvido a qualquer momento. Você nem precisa esperar por qualquer tipo de demissão do governo.

Para fazer isso, você precisa seguir algumas etapas. O herdeiro deve apresentar vários documentos. Incluindo certidão de óbito e provar sua relação com o falecido. Entenda melhor a seguir!

Quem tem direito ao FGTS de trabalhadores falecidos?

Está descrito no art. 66 do código de processo Civil e art. 1º da lei 6.858/80 a revogação do FGTS e do PIS / Pasep do familiar falecido.

Leia em seguida: INSS: Idosos vão receber o décimo quarto salário; Veja quando será pago esse abono, datas e valores! Confira como receber essa grana

Os dependentes elegíveis à Previdência Social devem receber o mesmo valor não resgatado pelo empregado falecido.

Se o falecido não tiver dependentes elegíveis para a Segurança Social a trajetória dos herdeiros será especificada na ordem judicial.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Desta forma, o valor independe da abertura de estoque ou lançamento. Outro detalhe importante é o alerta de que a MP 946/20, que suprimiu o fundo PIS / PASEP, vai exigir o repasse do saldo das contas individuais que possam ter cotas residuais para o FGTS.

Leia em seguida: BANCOS LIBERAM PAGAMENTO: 14º Salário PAGO pelos BANCOS! Pagamento ANTECIPADO 14º SALÁRIO

Onde receber o FGTS sendo herdeiro?

O banco do Brasil transferir as cotas do PASEP para o FGTS segundo a regulamentação da MP, devendo o saque das cotas do PASEP ser solicitado junto ao FGTS na Caixa Econômica.

Leia em seguida: Quando será liberado o décimo terceiro salário para beneficiários do Auxílio Brasil?

Resumindo, se você for dependente do falecido, você deve ir a uma agência da Caixa Econômica e sacar o FGTS ou PIS / PASEP.

Em geral, os dependentes já cadastrados no INSS podem sacar os valores depositados na conta do segurado falecido, sendo considerados elegíveis à Previdência Social.

No entanto, quando essa possibilidade não estiver disponível, ou seja, não houver direito à previdência social, será necessário requerer ao tribunal a emissão de despacho autorizando o saque do valor.

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.

Confira também;

14º salário será feito em dezembro. (Fonte; Edição João Financeira TV)

Dica bônus:

Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Fonte: João Financeira.