Homecrédito ConsignadoFoi sancionado pelo presidente a margem consignável de 45%!

Foi sancionado pelo presidente a margem consignável de 45%!

Agora na sexta feira dia 5 de agosto, o então Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), sancionou o PL que quer aumentar a margem consignável do INSS. De acordo com o Projeto de Lei, aposentados e pensionistas do INSS vão poder usar até 45% do salário do seu benefício em operações de crédito consignado. 

Essa medida basicamente aumento em 5%, em consideração a antiga margem consignável. Entenda mais informações sobre o empréstimo e a margem consignável para os segurados do Instituto no artigo a seguir!

Leia em seguida: Confira: milhões de pessoas recusadas no Auxílio Brasil!

Como funciona a margem consignável de 45%?

Basicamente o empréstimo consignado é uma modalidade de créditos em que as parcelas são pagas de forma automática direto na folha de pagamento do contratante. Ou seja, o salário ou benefício vai ser pago com o valor do empréstimo previamente abatido. 

Já a margem consignável é o quanto desse salário o contratante pode comprometer. Entenda melhor nesse exemplo:

Um cidadão que recebe até um salário mínimo, que seriam R$ 1.212 em no ano em que estamos, ele vai poder utilizar até R$ 545, que seriam esses 45% do benefício em operações no consignado.

Leia em seguida: INSS liberou surpresa vai cair na sua conta nesse mês! Finalmente

Quais são os riscos do empréstimo consignado?

Apesar do objetivo final do empréstimo consignado seja permitir que famílias contratem maiores valores, para todo tipo de necessidade, o aumento da margem já é alvo de crítica por parte de algumas entidades.

Esse posicionamento contrário é por conta dos riscos de endividamento que essa proposta traz. 

De acordo com o próprio Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), essa é uma medida que vai contra o combate do superendividamento da população. Principalmente para as famílias com menos condição financeira.

Dados do IDEC apontam que cerca de 77% das famílias do país estão com algum tipo de endividamento.

Um outro ponto contrário a esse empréstimo é por conta do aumento na ação de criminosos que aplicam golpes em aposentados e pensionistas que contratam esse tipo de serviço.

Gostou das informações sobre a nova margem consignável que teve a sanção do Presidente Jair Bolsonaro? Então confira a seguir links para se manter atualizado aqui no Blog:

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE NESTE LINK E CONHEÇA AGORA O INSTAGRAM DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

CLIQUE NESTE LINK E CONHEÇA AGORA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO JORNAL FINANCEIRO!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasilde forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!