HomeFinanças PessoaisFEBRABAN inicia mutirão para renegociação de dívidas em 2023; Confira

FEBRABAN inicia mutirão para renegociação de dívidas em 2023; Confira

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) vai iniciar um mutirão de renegociação de dívidas com os bancos. A ação tem parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país, o que possibilitará a renegociação de dívidas com descontos.

Além disso, o mutirão quer garantir que as instituições financeiras e as empresas que queiram participar, possam dar descontos maiores e garantir condições especiais de pagamento aos devedores. Veja como vai funcionar:

Como vai funcionar o mutirão de renegociação de dívidas?

Os devedores poderão renegociar as suas dívidas de empréstimo, cartão de crédito, cheque especial, e outras modalidades de crédito que estejam em atraso em bancos ou financeiras. Contudo, ficarão de fora aquelas dívidas que possuem algum bem como garantia, por exemplo, imóveis, veículos, motocicletas.

A renegociação de dívidas poderá ser feita diretamente nas instituições bancárias, pelos canais de atendimento. Ou, se preferir, pelo site do Portal do Consumidor, que você pode acessar clicando AQUI.

Leia mais: Oficial: Bancos digitais disponibilizam investimentos em aposentadorias; Confira novidades

A lista completa das instituições que vão participar do mutirão pode ser encontrada no site da FEBRABAN, assim como conteúdos sobre orientação financeira.

Entre eles será possível usar o Registrato, sistema do Banco Central, que dá acesso ao Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), com a lista de dívidas em nome de cada consumidor. O prazo para renegociação de dívidas desse mutirão é de 1º a 31 de março de 2023.

Leia mais: Bancos terão nova forma de conceder crédito consignado a beneficiários; Veja novidade

Como consultar as dívidas

Se você não se recorda das dívidas que possui, ou dos valores, poderá fazer a consulta seguindo o passo a passo. Dessa forma, identifica as dívidas e pode buscar a renegociação com o credor.

  • Acesse o site do Registrato clicando AQUI e faça login com o gov.br;
  • Utilize uma das planilhas gratuitas disponíveis no portal Meu Bolso em Dia, da FEBRABAN, para descobrir o valor com que poderá contar para pagar as suas dívidas;
  • Entre em contato com a instituição credora e informe a dívida que pretende quitar;
  • Peça para que a mesma informe as condições de pagamento;
  • Realize o acordo que for mais rentável para você.

Leia mais: Urgente: saiba se você vai receber dinheiro esquecido nos bancos em 2023

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.

Veja também

Devolução de dinheiro cartão de crédito. (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Fonte: João Financeira.