HomeEmpréstimoFazer Empréstimo para Liquidar Dívidas: Uma Boa Opção? Saiba Mais!

Fazer Empréstimo para Liquidar Dívidas: Uma Boa Opção? Saiba Mais!

Ter dívidas e contas a pagar é uma coisa que tira o sono de muitos brasileiros. Afinal, o Brasil acabou de sair de um período de crise econômica devido à pandemia de Covid-19 e muita gente acabou perdendo o emprego ou viu a fonte de renda diminuir. Assim, a bola de neve financeira só aumentou e chega aquela pergunta: vale a pena empréstimo para quitar dívidas?

Afinal, dependendo de quantas dívidas a pagar estão se acumulando, muita gente acha que é mais fácil fazer um empréstimo para quitar tudo e ficar apenas com a parcela desse empréstimo para pagar.

Mas será que essa é uma boa estratégia? Continue lendo a matéria para saber.

Vale a pena empréstimo para quitar dívidas?

Conheça o bolsa do povo, prgrama exclusivo do governo de São Paulo.
Será que vale a pena empréstimo para quitar dívidas? Confira! (Fonte: Edição/ Diário Oficial Notícias)

Em primeiro lugar, é preciso entender que não há uma resposta definitiva quando nos perguntamos se vale a pena empréstimo para quitar dívidas. Isso porque tudo depende das circusntâncias do endividamento e das condições do empréstimo que você está analisando.

Leia mais: IPTU 2024: Ainda é Possível Pedir Descontos com seu CPF? Confira Agora!

Ou seja, cada caso é um caso. Não há como ter certeza sem refletir profundamente sobre sua situação e colocar todas as possibilidades na ponta do lápis.

No geral, fazer um empréstimo para quitar dívidas é basicamente trocar uma dívida por outra. Assim, essa troca só vale a pena se os juros do empréstimo forem mais em conta do que sua dívida atual. Dessa forma você estará trocando uma dívida mais cara por uma mais barata.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Como avaliar se vale a pena empréstimo para quitar dívidas

Em resumo, é preciso uma boa análise para saber se vale a pena empréstimo para quitar dívidas. Assim, uma dica é fazer uma lista de todas as dívidas e anotar as taxas de juros de cada uma delas.

Leia mais: VITÓRIA DOS APOSENTADOS! SAIU NO DIÁRIO OFICIAL – MELHOR NOTÍCIA PARA OS APOSENTADOS DO INSS NESSE ANO

Por exemplo, se sua dívida for proveniente de cartão de crédito, é importante saber que essas geralmente são as taxas mais elevadas do mercado. Ou seja, isso vai fazer toda a diferença na hora de avaliar se vale a pena empréstimo para quitar dívidas.

Em segundo lugar, é recomendável simular a contratação de um empréstimo para quitar totalmente suas dívidas. Assim, essa simulação vai te ajudar a entender o valor que você precisa e qual a taxa de juros que você irá pagar nessa operação.

Ou seja, essa é uma maneira de avaliar se vale a pena empréstimo para quitar dívidas. Mas também é preciso avaliar quanto tempo você levará para quitar o empréstimo e se as parcelas cabem no seu orçamento.

O que fazer se não conseguir um empréstimo

Apesar de quitar as dívidas ser sua prioridade, há situações em que as instituições financeiras não liberam empréstimos por causa do baixo score ou do CPF com restrições.

Leia mais: Entenda as Mudanças nas Regras da Aposentadoria pelo INSS a partir de 2024!

Assim, é importante ter um plano b para conseguir quitar as contas sem ter um empréstimo à disposição. Uma dica neste caso é listar suas dívidas e procurar diretamente os credores para negociá-las.

Além disso, é possível aproveitar a renda extra com o pagamento do 13º salário para quitar algumas dívidas mais urgentes. É bom lembrar que, muitas vezes, quando se paga as dívidas integralmente, é possível negociar juros menores.

Outra possibilidade é buscar os credores para tentar aumentar o prazo para pagamento das dívidas. Assim você terá tempo de se organizar adequadamente para colocar as contas em dia.

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

O post Fazer Empréstimo para Liquidar Dívidas: Uma Boa Opção? Saiba Mais! apareceu primeiro em Diário de Notícias.