HomeSem categoriaEntenda o que acontece com dívidas que tem mais de 5 anos!

Entenda o que acontece com dívidas que tem mais de 5 anos!

As dívidas que estão negatividade no nome do cidadão e prescrevem após cinco anos. Ou seja depois que passar esses 5 anos essas dívidas não vai mais gerar negativação do devedor. Vale ressaltar que essa regra consta no Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil.

Entenda no artigo a seguir mais informações sobre como funciona essa questão das dívidas para o povo brasileiro!

Leia em seguida: O AUXÍLIO BRASIL chegou veja como fazer a CONSULTA

O que acontece com a minha dívidas depois de 5 anos?

O cidadão deve ficar muito atento! Isso porque essas dívidas não deixam de existir. Ou seja, os juros em cima desse valor continuam correndo até o dia em que o débito seja pago.

Além disso, mesmo que o nome fique ” limpo” ainda vai para a lista de negativados que é administrada por empresas como por exemplo:

  • Serasa
  • SPC Brasil

Desse modo, o consumidor acaba enfrentando dificuldades mesmo com o seu nome limpo caso queria conseguir algum tipo de crédito por exemplo.

O cidadão nessa situação acaba ficando impossibilitado de conseguir empréstimos, contratar cartão de crédito ou até mesmo alugar um imóvel.

As restrições acabam sendo muito parecidas com as que o devedor já sofria durante esses cinco anos de dívidas!

A maior diferença é que antes desses 5 anos o sujeito tem perigo de perder os seus bens, como carro e imóvel.

Esse tipo de situação acontece quando o credor faz uma cobrança judicial, exigindo o pagamento da dívida. O credor tem 60 meses para entrar com a ação.

Depois de o credor entrar com a ação, o período de prescrição deixa de valer. Nesse caso, passa a contar o tempo da tramitação do processo.

Mas vale pontuar que caso o credor queria entrar na Justiça durante esses cinco anos, o mesmo ainda vai poder cobrar o valor das dívidas ou oferecer renegociações.

Leia em seguida: Entenda aqui os saques retroativos pelo PIS/PASEP!

O que acontece caso eu não pague?

Se o devedor não pagar as dívidas, o mesmo diante da ordem da Justiça pode acabar sofrendo com o bloqueio de seus bens, até que o débito seja coberto.

A Justiça pode levar os seus carros e casas à leilão, para que os valores arrecadados sejam usados para pagar essa dívida.

Em outros casos o bem é usado como garantia de pagamento, e pode acabar sendo tomado sem precisar de um envolvimento da Justiça.

Agora se você gostou das informações para quem tem dívidas de mais de 5 anos, não deixa de conferir os links a seguir e se manter atualizado aqui no Jornal Finaneiro:

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasilde forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Leia em seguida: Como o Empréstimo Consignado passa a funcionar após o fim do limite de linhas de crédito?