HomeMEIEntenda aqui as mudanças no MEI para 2023!

Entenda aqui as mudanças no MEI para 2023!

O MEI a partir do ano de 2023, vai poder emitir a sua NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) usando o Portal do Simples Nacional. Essa e outras mudanças para o ano que vem deverá beneficiar mais de 13 milhões de empreendedores, de acordo com informações do Sebrae.

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), definiu agora no dia 29 de julho de 2022, essas novas regras sobre o formato da emissão da nota fiscal para o microempreendedor individual (MEI).

Porém, é importante ressaltar que até 31 de dezembro, o MEI continuará sendo obrigado a emitir as notas fiscais quando o serviço for prestado a alguma empresas!

Confira mais informações sobre as novas regras para o Microempreendedor Individual no artigo a seguir:

Leia em seguida: Auxílio gás: confira quem recebe a partir dessa semana

Como funciona o Portal do Simples Nacional

A resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) prevê  que a NFS-e vai ficar disponível também por meio de um aplicativo para todo tipo de dispositivos móveis. E também por meio dos serviços de comunicação do tipo Interface de Programação de Aplicativos (API).

Desse modo, é importante que o MEI fique atento às novas mudanças para ter acesso ao documento. Primeiramente o trabalhador deve informar os seus dados, como CPF ou CNPJ do tomador, além do serviço e o valor.

Em seguida, deve emitir a nota e ela será enviada para o dispositivo móvel do tomador. Ou seja, tornou esse processo bem mais simples!

Com essa mudança se o MEI quiser emitir o documento não vai precisar mais da Declaração Eletrônica de Serviços, já que a  NFS-e pelo Portal do Simples Nacional vai ser valido no Brasil todo.

De acordo com as orientação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), esse documento vai ser o suficiente para a constituição do crédito tributário. 

Vale se atentar que, esse documento fiscal eletrônico só pode ser lançado se for sobre operações não tributadas pelo ICMS. Ou seja, o Microempreendedor Individual que trabalha com a comercialização de mercadorias não vai poder emitir nota sua fiscal eletrônica para as empresas. 

Leia em seguida: Auxílio Brasil: Veja como fazer a consulta do saldo pelo app!

Principais mudanças para o MEI 2023!

  • Declaração Eletrônica de Serviços;
  • Emissão de documento fiscal eletrônico, que se refere a operação ou prestação sujeita à incidência de ICMS.
  • Da emissão de outro documento fiscal municipal relativo ao ISS quando, para a mesma operação ou prestação, tenha emitido a Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) de padrão nacional;
  • Da autorização para impressão de documentos fiscais do ente federado da circunscrição do contribuinte.

Gostou das informações sobre as mudanças no MEI para 2023? Então confira a baixo alguns links para não perder nada aqui no Blog Jornal Financeiro:

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E E VEJA A NOSSA PAGINA NO PERFIL DO INSTAGRAM DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

CLIQUE AQUI E NÃO DEIXE DE CONHECER A PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasil de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Leia em seguida: Surpresa boa! Caixa disponibiliza mais 4 saques do FGTS em 2022; veja o calendário