HomeEmpréstimoEmpréstimo para Negativados: Entenda como funciona

Empréstimo para Negativados: Entenda como funciona

Pegar um Empréstimo para negativado pode ser uma necessidade em situações emergenciais. Porém, é fundamental entender como funciona e tomar precauções para não comprometer ainda mais sua situação financeira.

Vamos explorar como funciona um empréstimo para negativado e quais são os tipos disponíveis. Veja os detalhes!

Como funciona um empréstimo para negativado?

Empréstimo consignado é uma das opções para negativados
Empréstimo consignado é uma das opções para negativados (Fonte: Edição / Jornal JF)

Um empréstimo pessoal para quem está com o nome negativado segue o mesmo princípio que qualquer outro tipo de empréstimo. Portanto, o cliente recebe uma quantia em conta e precisa devolvê-la de acordo com o prazo determinado, acrescida de juros.

Leia mais: INSS inicia pagamentos de janeiro com reajuste para aposentados

No entanto, é importante ressaltar que as garantias exigidas, o valor disponibilizado e as taxas de juros podem ser diferentes para esse público. Afinal, um nome sujo demonstra risco para as instituições financeiras.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO JORNAL JF pelo WhatsApp

Tipos de crédito para negativados

  1. Microcrédito: É um empréstimo de pequeno valor destinado a empreendedores formais e informais que não têm acesso a empréstimos convencionais. O microcrédito é gerido pelo BNDES e oferecido por instituições financeiras do país.
  2. Empréstimo consignado: Nessa modalidade, o valor das parcelas é descontado diretamente na folha de pagamento ou do benefício previdenciário do cliente. Os juros costumam ser mais baixos, pois as parcelas são descontadas automaticamente, reduzindo o risco para as instituições.
  3. Penhor: Consiste em oferecer um bem como garantia do empréstimo. Se o acordo não for cumprido, o credor tem direito ao bem empenhado. Essa modalidade oferece crédito mais acessível e taxas de juros mais baixas, pois a instituição assume um risco menor.
  4. Bens como garantia: Nesse tipo de Empréstimo para negativado, imóveis ou veículos são utilizados como garantia para a liberação do valor. Mas o cliente continua utilizando o bem normalmente, mas ele fica alienado à instituição até a quitação da dívida. As taxas de juros podem ser mais baixas, e o valor emprestado geralmente é até 60% do valor do bem.

Leia mais: Mudanças Potenciais no BPC: Fique por dentro de todas as informações

Cuidados ao solicitar um empréstimo para negativado

  1. Planejamento: Antes de solicitar um empréstimo, é essencial planejar os gastos e ter certeza de que as parcelas caberão no orçamento mensal.
  2. Pesquisa: Não tome uma decisão precipitada. Portanto, pesquise as diferentes opções de empréstimo disponíveis, pois algumas podem oferecer taxas de juros mais baixas.
  3. Condições do empréstimo: Entenda todas as condições do empréstimo, como taxas de juros, gerenciamento das parcelas e consequências de atrasos.
  4. Regularidade da empresa: Verifique se a instituição financeira está regularizada junto ao Banco Central do Brasil, o que garante sua idoneidade e conformidade com as normas regulatórias.

Leia mais: Aposentados do INSS Receberão Valiosa Quantia em Pagamentos Judiciais

Tomando esses cuidados e entendendo bem as condições do empréstimo, é possível utilizar essa alternativa financeira de forma responsável, mesmo estando com o nome negativado.

Veja Também:

Bancos PAGARÃO UMA Fortuna PARA QUEM TEVE CONTA POUPANÇA?: ÚLTIMA CHAMADA para RECEBER (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.