Homecrédito ConsignadoATENÇÃO: Dívida de consignado pode ser perdoada pelo governo. Descubra o que...

ATENÇÃO: Dívida de consignado pode ser perdoada pelo governo. Descubra o que isso significa para você.

Os beneficiários do Auxílio Brasil que contraíram dívidas do empréstimo consignado em 2022 poderão receber o perdão dos valores devidos. Sendo que de acordo com Wellington Dias, o atual Ministro de Desenvolvimento Social existe uma proposta para perdão das dívidas deste grupo que está sendo estudado.

Desse modo, o governo está avaliando um programa de renegociação de dívidas. Porém, como existem os bancos envolvidos, também é necessário que o governo escolha o modelo mais adequado para a renegociação de dívidas relacionadas ao programa social. Sendo assim, a Caixa Econômica Federal, Controladoria Geral da União, a Advocacia Geral da União e o Ministério da Fazenda juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Social participam da discussão sobre a possibilidade do perdão da dívida dos participantes do Auxílio Brasil.

Por que o governo estuda a possibilidade de perdoar dividas do Auxilio Brasil?

Em 2022, no ex-governo aprovou o empréstimo consignado para os participantes do Auxílio Brasil. Sendo que foi concedido ao grupo empréstimos que poderiam comprometer até 40% do benefício recebido pelo usuário.

Leia Mais: INSS volta a solicitar suspensão da revisão da vida toda ao STF; Saiba mais

Dessa forma, a liberação desta linha de crédito para os participantes do programa de transferência de renda do governo foi duramente criticada por economistas. Isto porque, estas pessoas são famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e por mais que o empréstimo seja uma solução rápida para receber uma renda extra, acabou sendo prejudicial para os participantes do programa.

Isto porque, as famílias que contraíram o empréstimo, recebem do programa social o valor de R$ 600,00, sendo que a parcela do empréstimo poderá comprometer até 40% calculado sobre o valor de R$ 400,00. Dessa forma, o valor do empréstimo é descontado diretamente da renda mensal do participante do Auxílio Brasil, o que acabou gerando um endividamento destas famílias.

Dessa forma, devido à vulnerabilidade social que estão estas famílias, o novo governo pretende encontrar uma forma de aliviar a renda destas pessoas das dívidas contraídas.

O perdão da dívida é bom?

De acordo com dados estudados pelo governo de transição, estabelecido pelo atual governo, a cada seis beneficiários do Auxílio Brasil e participantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pelo menos um contratou o empréstimo consignado.

Leia Mais: Empréstimo com garantia do FGTS: descubra agora como solicitar!

Dessa forma, o perdão da dívida do consignado é uma medida que poderá beneficiar os segurados. Mas, será necessário ponderar com os bancos que podem ficar insatisfeitos com a decisão, já que as instituições financeiras espera receber o pagamento dos valores que foram emprestados.

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.

Confira também:

BANCOS divulgam NOVAS TAXAS de JUROS do CONSIGNADO: Veja VALORES e como fazer um CONSIGNADO na HORA! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Fonte: João Financeira.