HomeAposentadoDINHEIRO EXTRA ESQUECIDO: Como sacar valor ainda este ano

DINHEIRO EXTRA ESQUECIDO: Como sacar valor ainda este ano

O prazo para o saque do dinheiro do abono PIS/Pasep, referente a valores deixados para trás, conforme o calendário oficial de 2023, teve prorrogação para o dia 28 de dezembro deste ano. Um montante total de R$ 535,8 milhões continua disponível para o resgate de trabalhadores formais e servidores públicos em todo o país.

Informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelam que mais de 540 mil profissionais têm direito a esse benefício. Sendo 153,6 mil vinculados ao PIS e 387,3 mil ao Pasep. O abono é destinado tanto a trabalhadores da iniciativa privada quanto a servidores públicos que atendem aos critérios de elegibilidade estabelecidos.

Como funciona o pagamento do PIS Pasep esquecido?

Disponível para saque dinheiro esquecido de cotas PIS/PASEP.
Disponível para saque dinheiro esquecido de cotas PIS/PASEP. (Fonte: Edição / Notícia de Última Hora).

Então, a caixa Econômica Federal é a responsável pelos pagamentos do abono PIS dos trabalhadores da iniciativa privada. Enquanto os servidos públicos, beneficiários do PASEP recebem pelo Banco do Brasil.

Leia mais: Pagamento de Atrasados ​​do INSS para Determinado Grupo de Aposentados – Veja a Lista Agora! 

A data de pagamento de ambos os abonos também ocorrem de maneira diferente. O PIS, por exemplo cai no mês de aniversário do beneficiário, enquanto a do Pasep leva em consideração o último dígito do cadastro do servidor público. No entanto, é importante destacar que ambos os benefícios podem ser resgatados até o dia 28 de dezembro de 2023.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

Quais são os critérios para saque do PIS Pasep esquecido?

Então, para ter direito ao benefício, o trabalhador deve estar de acordo com uma série de requisitos, os quais incluem: estar inscrito nos programas por, no mínimo, cinco anos; ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias, de forma consecutiva ou não; ter recebido até dois salários mínimos ao longo do ano; e ter seus dados trabalhistas devidamente registrados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Leia mais: Empréstimos Consignados: Governo Diminui Juros, mas Gera Complicações para Aposentados – Entenda!

No entanto, é comum que muitos trabalhadores acabem focando apenas no critério de ter trabalhado durante parte do ano-base. Mas, vale lembrar que é preciso ter ao menos cinco anos de carteira assinada, ainda que não de maneira consecutiva, para ser elegível ao abono PIS/Pasep.

Caso contrário, o abono não estará disponível para saque. Assim, o mesmo princípio se aplica ao período padrão de inscrição no PIS/Pasep, que é de cinco anos.

Como consultar o direito ao Abono Salarial esquecido?

Por fim, a consulta ao abono salarial pode ocorrer por meio de quatro canais distintos: Ministério do Trabalho e Previdência, aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, Portal Gov.br e telefone 158.

Leia mais: Aposentadoria: Consulte os Dados de Pagamento do INSS – Divulgado novo calendário 2024!

Assim, consulta pode ser efetuada utilizando apenas o CPF do trabalhador no site ou aplicativo. Ainda é possível acessar por meio do atendimento telefônico. Vale ressaltar a importância de estar atento à data limite, que é 28 de dezembro de 2023, para efetuar o saque do abono salarial do PIS/Pasep.

Veja Também:

VAI CAIR na CONTA: GOVERNO LULA confirma PAGAMENTO até 31/12 – QUEM vai RECEBER? (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.