Homecrédito ConsignadoDecisão sobre o consignado do INSS sairá na próxima semana; Confira as...

Decisão sobre o consignado do INSS sairá na próxima semana; Confira as últimas notícias

O consignado INSS virou uma polêmica. O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, deu um prazo até o dia 28 de março para a definição do novo teto dos juros do crédito

Segundo a entrevista aos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na noite do dia 22 de março, ele detalhou a agenda de reuniões nos próximos dias, quando serão feitas tentativas de fechar um valor. De acordo com o ministro, haverá uma tentativa de consenso até dia 24 de março

Caso contrário, dia 27 tem-se uma reunião governamental para definir qual é a proposta para submeter ao conselho. Portanto, até a próxima terça tem-se definido o novo patamar do consignado INSS. Entenda o assunto. 

Histórico sobre o consignado INSS 

Na última semana, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) reduziu de 2,14% para 1,7% ao mês o teto dos juros do consignado INSS. Todavia, o órgão também diminuiu de 3,06% para 2,62% ao mês o limite da taxa para o cartão de crédito consignado.

Mas na mesma semana, vários bancos privados e públicos suspenderam a oferta dessa modalidade de empréstimo. De acordo com o Banco Central, somente quatro instituições financeiras cobram taxas menores que 1,7% ao mês. São elas:

  • Sicoob (1,68%);
  • Cetelem (1,65%);
  • BRB (1,63%);
  • CCB CCB Brasil (1,31%).

Leia mais: Finalmente: INSS deve pagar valores atrasados a aposentados ainda este mês; Saiba mais

Para o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Sidney Oliveira, o governo e os bancos precisam sair do impasse. Afinal, deve-se chegar a um patamar que atenda aos anseios da equipe econômica de Lula, mas também permita a viabilidade econômica do consignado INSS. 

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Presidente da Caixa diz que não tem previsão de voltar com os empréstimos 

Segundo Maria Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal, não há previsão para retomada do empréstimo consignado do INSS pelo banco. Em entrevista, ela disse que a instituição foi pega de surpresa e aguarda uma definição do governo. Somente assim voltará a conceder o crédito para aposentados e pensionistas.

Diversos bancos e instituições financeiras suspenderam essa linha de crédito depois da redução das taxas máximas de juros dessa modalidade. Isso aconteceu há 10 dias.

Leia mais: Saiu agora: Suspensão do empréstimo para BPC?; Entenda a situação

“Nós suspendemos o consignado do INSS porque nós nem sabíamos com antecedência que essa medida de baixar taxa de juros seria tomada. A Caixa não pode fazer uma operação que dê prejuízo, têm normas do Banco Central que impedem esse tipo de operação”, declarou a presidente da Caixa à imprensa.

De acordo com Rita Serrano, se a Caixa mantivesse a operação, a instituição também não iria suportar o volume de pessoas interessadas. Especialmente depois que os outros bancos também interromperam o empréstimo. Atualmente, a Caixa possui 8% do mercado de consignado do INSS.

É necessário aguardar até o dia 28 de março para ter uma resposta definitiva

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.

Veja Também:

A SALVAÇÃO que TODOS PRECISAVAM no CONSIGNADO (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Fonte: João Financeira.