Homecrédito ConsignadoAcaba de sair: INSS libera crédito consignado a distância; Novidade conta com...

Acaba de sair: INSS libera crédito consignado a distância; Novidade conta com uso de biometria

A prática de solicitar empréstimos consignados do INSS é comum entre aposentados e pensionistas que precisam de dinheiro de forma rápida e urgente. Em 2023, algumas novidades estão sendo anunciadas e implementadas na contratação desses serviços.

Confira a seguir o que deve mudar durante a finalização dos contratos de empréstimos para aposentados.

O empréstimo consignado do INSS

Basicamente, a opção de empréstimo do INSS aos aposentados e pensionistas, garante o pagamento em prestações a serem descontadas de seus salários mensais. Ele serve como forma de fornecer dinheiro de uma maneira mais urgente, considerando que existe a garantia de pagamentos em dia, já que o desconto é feito automaticamente.

Leia mais: Oficial; STF decide sobre salário esposa; Descubra como irá funcionar o benefício; 

O empréstimo consignado do INSS é uma forma mais barata de conseguir dinheiro, visto que o valor liberado depende da renda mensal do solicitante. Assim, é garantido que os descontos não prejudiquem tanto o valor restante a ser recebido pelos beneficiários em seus pagamentos normais.

Além disso, existe a função do cartão de crédito consignado, onde o valor da fatura será descontado do salário automaticamente, com um limite pré-estabelecido e com descontos que podem ser parciais. 

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Novidades na contratação de empréstimos

Nos últimos meses, uma novidade vem sendo implementada na contratação desses empréstimos. O INSS anunciou a publicação de instruções normativas que garantem o uso de biometria durante a finalização das solicitações até o mês de abril de 2023.

Leia mais: Bolsa Família para mães solteiras; Veja como funciona; 

Dessa forma, os bancos terão ainda mais de dois meses para adaptar o processo de acordo com as novidades. O objetivo é que o uso da biometria sirva como assinatura nos contratos, para finalizar a concessão de empréstimos.

Como funciona a biometria

De forma geral, a biometria será útil para contratos de concessão fechados a distância, visto que é uma forma automática e segura de conseguir assinaturas. Além disso, outro benefício é a contratação do serviço por canais digitais do banco de sua preferência, não só em agências bancárias.

Leia mais: Como consultar o CadÚnico pelo CPF; Confira 

Porém, vale a pena lembrar que ainda os bancos não realizam contratações por ligação telefônica ou gravação de voz do segurado, por isso, fique atento para não cair em golpes.

As instituições bancárias que já tenham sido adaptadas para o uso da biometria em meses anteriores, já poderão começar a utilizar a nova ferramenta. Anteriormente, o prazo para adaptação era até janeiro de 2023, mas, de acordo com o INSS, uma nova instrução normativa aumentou o período até o mês de abril. 

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Fonte: João Financeira.