Homecrédito ConsignadoSaiu agora: Consignado do INSS tem novas atualizações; Veja como irá funcionar

Saiu agora: Consignado do INSS tem novas atualizações; Veja como irá funcionar

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão ter o crédito consignado liberado por meio do uso da biometria. No entanto, a medida ainda está sendo implementada pelos bancos, sendo que a novidade ainda não tem data para começar a funcionar. Mas, a expectativa é que a forma de pedir o crédito consignado seja implementada ainda no primeiro semestre deste ano.

Sendo assim, a novidade é vista com bons olhos por especialistas que entendem que a disponibilização do crédito consignado por meio da biometria poderá diminuir fraudes nestes contratos.

Quando foi implementado a biometria para o crédito consignado?

Em novembro do ano passado foi publicada uma instrução normativa que determinou que os bancos tinham até 60 dias para implementar o empréstimo através do reconhecimento biométrico. No entanto, este prazo foi finalizado no mês de janeiro deste ano.

Leia Mais: Novidade: Quem recebe menos de R$ 2600 vai ter ajuda do governo para quitar dívidas; Veja como vai funcionar

Dessa forma, uma nova instrução normativa deve ser liberado pelo Instituto Nacional do Seguro Social para implementar a novidade para o empréstimo consignado. Sendo que a previsão é de que está instrução seja liberada ainda este mês.

Como vai funcionar a utilização do reconhecimento biométrico?´

A novidade da utilização da biometria para liberar o empréstimo consignado será obrigatória para os bancos. Portanto, as instituições financeiras não tem escolha e se não implementarem o reconhecimento biométrico vão perder a autorização para fazer o empréstimo consignado.

Leia Mais: Saiu agora: Ministro do Trabalho confirma NOVO AUMENTO no salário dos aposentados; Confira

Dessa forma, com a utilização da nova tecnologia os segurados do INSS não vão mais precisar se dirigir de forma física a uma agência do instituto a as instituições financeiras para assinar a liberação do crédito consignado. Sendo que o a biometria dos segurados substituíra a assinatura física do contrato.

Mas, para formalizar empréstimo, o segurado deverá primeiro comprovar que sua biometria é verdadeira pelo seu celular, sendo que o documento de identidade com foto e o número do CPF também devem ser apresentados e verificados antes da liberação do consignado.

Sendo assim, para fazer o empréstimo de forma remota, somente será aceito por meio da biometria. Portanto, não caia em golpes, pois o INSS não autoriza a liberação de crédito consignado por mensagem de texto, áudios ou ligações telefônicas.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Como não cair em golpes?

O uso da tecnologia além de tornar várias operações mais fáceis também aumentaram o risco de os usuários serem vitimas de golpes. Pois, os criminosos estão se aproveitando da tecnologia para tirar dinheiro das pessoas.

Leia Mais: Empréstimo Consignado Auxílio Brasil passa por grandes mudanças; Entenda

Dessa forma, para contratar o empréstimo consignado de forma remota, acesse o site oficial do INSS que é o www.meu.inss.gov.br ou então o aplicativo MEU INSS.

Além disto, desconfie de links enviados por email ou mensagem, nunca clique nestes links, mesmo que a mensagem seja relacionada ao INSS. E qualquer dúvida que surgir entre em contato com a central de atendimento oficial do INSS pelo número 235.

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Assim, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Fonte: João Financeira.