HomeMargem SocialCongresso aprova aumento da margem de consignado para servidores federais para 45%

Congresso aprova aumento da margem de consignado para servidores federais para 45%

No ano de 2022, houve o aumento de margem para beneficiários do INSS por conta de uma medida provisória que se tornou lei. Essa mesma medida também previa o aumento para quem é servidor público federal. Entretanto, por conta de algumas divergências, esse público precisou ser atendido por outra medida. Veja mais informações:

No dia 29 de novembro, o plenário do Senado aprovou o aumento de margem para crédito consignado aos servidores públicos federais. Com isso, o limite máximo do salário que esse público pode usar para contratar consignados é de 45%. Desse total, 35% é para empréstimo, 5% para amortização de despesas ou saques de cartão de crédito e 5% para cartão consignado.

Agora, essa proposta vai para a Presidência da República e Bolsonaro terá 15 dias para sancionar ou vetar a medida.

Novas consignações para servidores públicos

De acordo com o texto da medida, fica proibida a abertura de novas consignações quando a soma dos descontos feitos no contracheque alcançar ou exceder 70%. Além disso, na contratação do empréstimo consignado, o tomador do crédito deverá ser informado sobre o custo efetivo total. Isso é, sobre a taxa de juros e todos os encargos que incidem sobre a transação) e o prazo para quitação integral da dívida.

Leia mais: INSS: Com aumento de salário nova margem para empréstimos libera mais de R$1.379,56

Quem terá o aumento de margem para consignados?

O aumento de margem e regras da medida valem para empregados públicos federais das administrações direta e indireta; servidores federais inativos; militares das Forças Armadas; militares do Distrito Federal e dos ex-territórios federais; pensionistas de servidores e militares; e militares da inatividade remunerada.

Plínio Valério (PSDB- AM), relator da proposta no Senado Federal, analisa o aumento de margem como benéfico para os servidores públicos. De acordo com ele, aumentar a margem para a contratação de consignados auxilia no sentido de que essa linha de crédito possui taxas menores de juros.

Nesse sentido, o servidor que precisa de dinheiro extra poderá contratar mais valores a taxas mais baratas. Em caso de estar com margem negativada, isso não o impossibilita de retirar empréstimos. Ele irá em busca de linhas de crédito e acabará pagando mais caro. Portanto, aumentar a margem para os consignados acaba ajudando esses servidores, assim como ajudou os beneficiários do INSS.

Leia mais: Empréstimo consignado INSS: Novo aumento de margem vai liberar valores para todos

Veja também: Dinheiro liberado mesmo para quem está sem margem

Empréstimo liberado mesmo para quem está sem margem disponível. (Fonte: João Financeira TV).

Leia mais: Empréstimo consignado INSS: Novos valores vão ser liberados

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.