HomeMEIConfira agora como funciona a emissão da NF para o MEI!

Confira agora como funciona a emissão da NF para o MEI!

A Nota Fiscal do MEI dá uma grande segurança tanto para o consumidor quanto para a empresa , isso porque, certifica que as mercadorias são legalizadas e registradas.

Uma das principais vantagens em se tornar um MEI (Microempreendedor Individual), está na possibilidade de fazer a emissão de Notas Fiscais (NFs).

De acordo com a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, o MEI está dispensado de ter que fazer suas notas fiscais quando a venda de produtos acontece para pessoas físicas.

Entretanto, é importante pontuar que no caso do MEI fornecer algum produto ou serviço para outras empresas (CNPJs), o microempreendedor é obrigado a fornecer a Nota Fiscal.

A emissão de uma NF é muito importante para o MEI, isso porque significa algumas vantagens para o empreendedor que além de comprovar o serviço prestado, acaba auxiliando no controle do faturamento na declaração do ano.

Entenda mais informações sobre como funciona a emissão da nota fiscal para para o MEI no artigo a seguir!

Leia em seguida: Saiba quanto tempo precisa para limpar o seu nome hoje mesmo

Como fazer uma Nota Fiscal sendo MEI?

Como foi esclarecido anteriormente, o MEI só tem a obrigação de emitir uma Nota Fiscal quando o cliente final é uma outra empresa jurídica, ou seja, empresa ou órgão público.

Entretanto, antes de simplesmente sair emitindo suas notas fiscais é importante saber que existem algumas diferenças nos tipos de nota fiscal que podem ser emitidas!

Acompanha a seguir:

Leia em seguida: Auxílio Brasil em dobro pagará R$1200 em OUTUBRO para alguns beneficiários; veja quem tem direito

Nota fiscal avulsa (NFA) 

É o documento mais simples entre as Notas Fiscais, para emitir a NFA é simples, basta fazer o cadastro de sua empresa na Secretaria da Fazenda referente ao seu estado, imprimi-lo e preencher os dados da transação.

Nota fiscal avulsa eletrônica (NFA-e) 

Essa nota fiscal é muito parecida com a NFA. Entretanto, o processo de emissão é feito 100% online e normalmente é utilizado por lojas virtuais que geram documento para demandas mais específicas.

Nessa modalidade nem todo estado permite sua Emissão, então o recomendado é confirmar com a Secretaria da Fazenda referente ao seu Estado.

Nota fiscal eletrônica (NF-e) 

Este é o modelo comum entre os emitido em todo o Brasil e também o mais usado pelas empresas que vendem para outros negócios. Entretanto, quem escolhe por este modelo deve pagar imposto por meio das notas emitidas.

Nota fiscal de venda ao consumidor (NFC-e)

Este é o modelo mais indicado para empreendedores com loja física e preferem o modelo digital, principalmente quanto à facilidade do armazenamento.

Para emitir a NFC-E será preciso pedir a autorização junto a Secretaria da Fazenda do seu Estado.

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasilde forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Confira em seguida: