Home14° SalárioConfira Agora: Bancos Oferecem 14º Salário para Aposentados e Pensionistas do INSS?...

Confira Agora: Bancos Oferecem 14º Salário para Aposentados e Pensionistas do INSS? Vale a pena?

A antecipação do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS tem gerado grande expectativa e interesse.

O Projeto de Lei proposto pelo Deputado Pompeo de Mattos visava oferecer um benefício adicional para ajudar os beneficiários do INSS durante a pandemia da COVID-19. Mas, ainda segue em discussão na Câmara.

Dessa forma, essa iniciativa tem sido amplamente discutida e aguardada, levantando questões sobre sua viabilidade e benefícios para os segurados. No entanto, para compreender se essa antecipação realmente vale a pena, é necessário analisar cuidadosamente todos os aspectos envolvidos.

Juros Altos para a antecipação do 14º salário

Bancos oferecem décimo quarto salário antecipado para aposentados (Fonte: Edição/ Jornal JF)
Bancos oferecem décimo quarto salário antecipado para aposentados (Fonte: Edição/ Jornal JF)

Os bancos oferecem a possibilidade de adiantamento do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS, com uma taxa de juros mensal alta. Ou seja, a antecipação do 14º salário ofertada pelos bancos é como se fosse um empréstimo.

Leia mais: Governo lança atendimento do Disque Esporte pelo WhatsApp

No entanto, é importante considerar cuidadosamente os custos associados a esse adiantamento, incluindo os juros, para avaliar se essa é a melhor opção para cada indivíduo. Embora o adiantamento do 14º salário possa ser uma alternativa viável para algumas pessoas, é essencial estar ciente dos detalhes do contrato e das condições impostas pelos bancos.

Além da taxa de juros altas, é importante verificar se há outras taxas ou encargos adicionais envolvidos no processo. Comparar diferentes ofertas e negociar com os bancos pode ajudar a garantir condições mais favoráveis e a tomar uma decisão informada sobre o adiantamento do benefício previdenciário.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

O que é o empréstimo pessoal e vale a pena?

O empréstimo pessoal, que não é o consignado, tem taxas de juros mais alta que o consignado. Nesse caso em específico, estamos falando sobre a antecipação do 14º salário, que configura na liberação dos valores que são cobrados com juros posteriormente.

Os bancos aproveitam-se do nome 14º salário, pois é um benefício aguardado pelos aposentados e pensionistas, induzindo a contratação. Contudo, o projeto de lei que dá direito a esse valor ainda não está aprovado.

Leia mais: Atenção: Julgamento da Revisão da Vida Toda do INSS tem nova data definida – Fique por Dentro!

Dessa forma, a recomendação é aguardar a liberação do abono através do projeto de e não retirar a antecipação, pois a cobrança de juros pode resultar em um endividamento.

Evite empréstimo para gastos superficiais, como dividas de curto prazo e despesas supérfluas como férias ou compras compulsivas. Dessa forma, pegar um empréstimo pode ser uma solução útil em algumas circunstâncias, mas é importante avaliar a necessidade e considerar os juros a longo prazo antes de solicitar o empréstimo.

Como está o andamento do PL 4.367/20, do 14º salário do INSS?

O abono anual (14º salário) para os aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social foi proposto pelo Deputado Pompeo de Mattos, através do PL 4.367/2020, com o intuito de amenizar os impactos negativos causados pela pandemia na época.

Leia mais: O azeite é amigo ou inimigo da saúde? Saiba o que dizem os especialistas

A proposta visa conceder um salário adicional aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), oferecendo suporte financeiro especialmente para aqueles que receberam o 13º adiantado durante a pandemia do Covid-19. O valor do 14º salário deve ser de até dois salários mínimos para os beneficiários.

Apesar de ter tramitado pelos processos legislativos, o projeto não foi aprovado. Ainda falta a aprovação de algumas comissões na Câmara dos Deputados, além do Senado Federal e da Presidência da República.

Veja Também: TODOS PEDIRAM: RESPOSTA do 13° e 14° salário INSS 2024 – SAIU CALENDÁRIO de PAGAMENTOS?

TODOS PEDIRAM: RESPOSTA do 13° e 14° salário INSS 2024 – SAIU CALENDÁRIO de PAGAMENTOS? (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.