Ótima notícia! Quem trabalha ou trabalhou com carteira assinada pode ter direito a 2 diferentes pagamentos do PIS PASEP neste ano. Veja em seguida.
1 – Pagamento normal do PIS PASEP 2023
Os pagamentos anuais do abono salarial do PIS PASEP de 2023 que tem como ano-base 2021, estão acontecendo todos os meses para os trabalhadores com direito.
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Nesse sentido, vale destacar que o PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal fazer os pagamentos para os trabalhadores da iniciativa privada. Enquanto o PASEP fica a cargo do Banco do Brasil repassar os valores devidos aos trabalhadores do setor público.
Para poder receber o abono salarial, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS PASEP por ao menos cinco anos. Além disso, precisam ter recebido até dois salários mínimos por mês no ano-base que corresponde a 2021.
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Outro ponto é que no ano de 2021, precisa ter trabalhado por ao menos 30 dias com carteira assinada ou como servidor público. Todavia, vale destacar que, os valores são pagos conforme o número de meses trabalhados.
Calendário PIS
Calendário PASEP
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2 – Pagamento das cotas PIS PASEP 2023
As cotas do PIS PASEP podem ser sacadas em 2023 pelos brasileiros que trabalharam entre os anos de 1971 a 1988 no setor público ou na iniciativa privada. Dessa forma, para consultar todas as informações você precisa seguir o passo a passo abaixo:
- Faça o download do aplicativo FGTS em seu celular, disponível para Android e iOS;
- Se você tiver valores esquecidos, uma mensagem indicando “Você possui saque disponível” será exibida. Clique nessa mensagem;
- Em seguida, selecione a opção “Solicitar o saque do PIS/PASEP”;
- Verifique todas as informações fornecidas;
- Por fim, confirme o saque das cotas do abono salarial.
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No caso do trabalhador falecido com direito as cotas do PIS PASEP o procedimento é um pouco diferente para que os herdeiros tenham acesso aos valores. Confira:
- Acessar o aplicativo FGTS;
- Clicar na opção “Meus saques”;
- Selecionar “Outras Situações de Saque”;
- Clicar em “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”;
- Separar os documentos solicitados e posteriormente fazer o pedido de resgate dos valores esquecidos.
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Fonte: João Financeira.