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BPC bloqueado? Entenda agora o que fazer!

Atenção! Se você é atendido com o BPC (Benefício de Prestação Continuada) deve ficar de olho para não ter a concessão bloqueada! Para isso é necessário que o cidadão esteja com as informações sempre atualizadas no Cadastro Único (CadÚnico)!

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) criou algumas regras específicas no aplicativo para conseguir atender pedidos de reativação do BPC suspenso ou bloqueado por conta da falta de atualização no Cadastro Único (CadÚnico). 

Vale lembrar que o prazo para o servidor do instituto atender ao pedido e regularizar a situação é de até 30 dias. Entenda mais informações sobre como funciona para desbloquear o seu BPC no artigo a seguir!

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Como funciona o Cadastro único e quem tem direito ao BPC?

O CadÚnico nada mais é que um cadastro federal que serve de base para conseguir se inscrever em alguns outros programas sociais. Isso porque, neles aparecem as informações de renda e a situação social dos cidadãos e famílias que estão em situação de vulnerabilidade. 

Para que a pessoa tenha direito ao BPC, uma das regras básicas é estar neste registro. O benefício pago é de um salário mínimo (R$ 1.212) para os cidadãos que nunca contribuíram com o Instituto, mas têm renda de até um quarto do mínimo por pessoa da família e são idosos ou pessoas com deficiência.

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Como fazer a reativação do Benefício?

Desde o começo do mês já é possível fazer a reativação por meio do aplicativo Meu INSS. Nele vão aparecer as regras para reativação do BPC e qual é o prazo de regularização.

Vale ressaltar que a reativação do benefício deve ser feita à distância, por meio do telefone 135, ou nas agências da Previdência!

Vale lembrar que a Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, e o beneficiário vai ter que informar que se trata de um pedido de reativação do seu BPC depois de fazer a atualização dos dados do CadÚnico. 

Caso prefira o atendimento presencial, o cidadão deve ir até uma agência, ou agendar por meio do telefone 135 ou no Meu INSS. Neste caso, o segurado deve informar que quer fazer um agendamento de “atendimento específico”.

Em todos os casos, vai ser criada a tarefa de “Reativação de BPC após atualização do CadÚnico”.  Depois de aberto esse procedimento, o servidor vai ter 30 dias para atender ao pedido do segurado, atualizando o Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) com as informações do usuário do Cadastro Único!

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