HomeSem categoriaBOAS NOTÍCIAS: Senado aprova isenção de IPVA! Veja Quem Tem Direito

BOAS NOTÍCIAS: Senado aprova isenção de IPVA! Veja Quem Tem Direito

carros isenção ipva

Na última quarta-feira (13), o Senado Federal aprovou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que isenta veículos fabricados há mais de 20 anos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A intenção é uniformizar essa possibilidade de isenção do imposto entre todos os estados do Brasil, já que cada um possui suas próprias normas sobre o assunto. Confira o que muda a seguir!

Entendendo o IPVA

O IPVA é um tributo estadual brasileiro cobrado anualmente dos proprietários de veículos automotores. Destinado ao governo estadual, sua finalidade é angariar recursos para financiar serviços públicos, como educação, saúde, segurança e infraestrutura.

Leia mais: Imposto de Renda 2024: veja então as principais mudanças para este ano

Cálculo e Pagamento do IPVA

BOAS NOTÍCIAS: Senado aprova isenção de IPVA! Veja Quem Tem Direito
BOAS NOTÍCIAS: Senado aprova isenção de IPVA! Veja Quem Tem Direito (Fonte: Edição / Jornal JF)

O valor do IPVA é calculado com base no valor venal do veículo, determinado pelos órgãos de trânsito estaduais, e na alíquota estabelecida pelo governo do estado, podendo variar de 1% a 4% do valor venal.

Seu pagamento é obrigatório e o não cumprimento pode acarretar multas, juros e até mesmo na apreensão do veículo. O calendário de pagamento é divulgado pelos órgãos estaduais e varia de acordo com o final da placa do veículo e o estado de registro.

Leia mais: BOA NOTÍCIA: Mega Feirão Libera 96% de Desconto nas suas Dívidas! Veja então como aproveitar aqui

Próximos Passos da PEC

A PEC agora será debatida na Câmara dos Deputados. O relator da proposta, senador Marcos Rogério (PL-RO), ressaltou que a medida visa beneficiar especialmente a população com menor poder aquisitivo, que muitas vezes enfrenta dificuldades para arcar com o IPVA.

Modificações e Impacto nos Estados

Estados como Amapá e Roraima já permitem a isenção do IPVA para veículos fabricados até 2014, o que gerou preocupação para alguns motoristas.

Contudo, o relator da PEC fez alterações para garantir que estados com prazos menores de isenção permaneçam fora da mudança.

Alguns estados, como Santa Catarina e Tocantins, serão afetados pela PEC, pois atualmente concedem o benefício apenas para veículos com mais de 30 anos de fabricação.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Justificativa e Impacto da Proposta

A escolha do prazo de 20 anos para a isenção do IPVA se deve ao aumento da frota de veículos nessa faixa etária após a pandemia da Covid-19.

O autor da proposta, senador Cleitinho (Republicanos-MG), destaca que essa medida visa atender principalmente os estados que não possuem a possibilidade de isenção do IPVA por tempo de fabricação do veículo, como Minas Gerais e Pernambuco.

Com a possível aprovação da PEC, milhões de veículos em todo o país poderão ser beneficiados com a isenção do IPVA, proporcionando um alívio financeiro para muitos proprietários.

Leia mais: Como idosos podem solicitar isenção do IPTU e economizar? Então confira todos os detalhes aqui

Como Requisitar a Dispensa do IPVA?

Em São Paulo, o procedimento para solicitar a isenção do IPVA para Pessoas com Deficiência (PCD) é realizado por meio do Sivei.

Nessa plataforma, você efetua o registro e acompanha o desenvolvimento do trâmite. Além disso, é imprescindível submeter-se a uma avaliação médica para atestar o que está sendo solicitado. Após a conclusão da avaliação, o benefício é concedido automaticamente.

Leia mais: MUDANÇAS no Calendário de pagamento PIS/PASEP 2024: Então veja quais aqui

É importante ressaltar mais uma vez que cada estado dispõe de um procedimento próprio. Portanto, não deixe de entrar em contato com a Secretaria da Fazenda Estadual ou o Detran para obter mais informações sobre como requerer a isenção do imposto veicular em 2024.

Veja Também: SAIU Diário OFICIAL: 13º Salário ANTECIPADO saiu DATAS de pagamento do 13º Salario INSS 2024! Veja!

SAIU Diário OFICIAL: 13º Salário ANTECIPADO saiu DATAS de pagamento do 13º Salario INSS 2024! Veja! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

O post BOAS NOTÍCIAS: Senado aprova isenção de IPVA! Veja Quem Tem Direito apareceu primeiro em Jornal JF.

BOAS NOTÍCIAS: Senado aprova isenção de IPVA! Veja Quem Tem Direito

Notícias,Politica,ipva,ipva 2024,ipva 2024 como pagar,ipva pagamento,ISENÇÃO IPVA,projeto isenção ipva carros mais de 20 anos

Veja a seguir como está a isenção do IPVA no país em 2024.

O post BOAS NOTÍCIAS: Senado aprova isenção de IPVA! Veja Quem Tem Direito apareceu primeiro em Jornal JF .