HomeDicasBanco Central realiza mutirão para renegociação de dívidas; Entenda

Banco Central realiza mutirão para renegociação de dívidas; Entenda

Começou nesta terça-feira (1) um grupo de trabalho online sobre renegociação de dívidas e orientação financeira do Banco Central e da Federação dos Bancos do Brasil (Febraban).

A operação também conta com a parceria da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), contando com a participação de mais de 160 instituições financeiras.

Saiba como funciona a força-tarefa e como negociar suas dívidas com agências nesta operação que vai ajudar milhões de brasileiros a branquear.

Até que dia está liberada renegociação de dívidas?

As ações do banco central e de outras instituições cooperativas continuarão até o dia 30 deste mês.

Milhões de brasileiros terão a chance de lavar o nome e conseguir crédito no próximo mercado até o final do ano.

O Brasil vive uma grave inadimplência e um aumento no número de populações endividadas em julho deste ano desde 2016, com um total de cerca de 6,7 milhões de brasileiros endividados.

Cerca de 1,7 milhão de dívidas vencidas foram renegociadas no último mutirão do BC, em março.

Leia em seguida: Conheça o Serasa limpa nome e limpe seu nome; SAIA DO VERMELHO!

Quem pode negociar dívidas em atraso?

De acordo com o banco central, pessoas físicas que querem renegociação de dívidas vencidas contraídas por bancos e outras instituições financeiras podem participar desse mutirão, desde que não estejam vinculadas a bens usados ​​como garantia, como carros, imóveis etc.

O serviço pode acabar utilizado para dívidas vencidas associadas a cartões de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros tipos de crédito.

Orientações sobre saúde financeira e negociação de dívidas também são fornecidas na plataforma do grupo de trabalho disponibilizada pela Febraban.

Além disso, a força-tarefa não renegociará dívidas ou novos contratos com lojas, ou outras empresas.

Como fazer a renegociação de dívidas?

Para negociar em um grupo de trabalho, primeiro você precisa conhecer sua dívida. Para conferir todas as suas dívidas, o BC e o governo disponibilizam um site para verificação.

Em seguida, o cidadão deve verificar se sua dívida atende aos requisitos da negociação acima.

O próximo passo será definir o valor das parcelas que o consumidor pode prometer pagar.

Um sinal de que a Febraban é relevante para essa etapa é que o cidadão analisa suas finanças. Então ela pode ver quanto pode pagar com sua própria renda para quitar suas dívidas.

Por meio do site da força-tarefa, é possível visualizar a relação de todas as instituições financeiras participantes e seus respectivos contatos para que os clientes tratem suas dívidas.

Para renegociar, as partes interessadas podem entrar em contato diretamente com a agência de dívida relevante ou por meio de um portal do consumidor fornecido pelo governo.

Um destaque especial da operação é o fornecimento de materiais de educação financeira, como cursos, vídeos, etc., que podem ajudar os brasileiros a alcançar a saúde financeira e levar a uma melhor qualidade de vida.

Vale lembrar que o prazo para essas negociações é o dia 30 do mês, então aproveite essa oportunidade para ter seu nome lavado no final do ano!

Dica Bônus

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!