HomeAuxílio BrasilAuxílio Gás: como a QUEDA no valor do benefício AFETA o bolso...

Auxílio Gás: como a QUEDA no valor do benefício AFETA o bolso dos consumidores?

Em agosto, o Auxílio Gás foi reduzido de 120 reais para 110 reais. Venha ver como isso afeta o dia a dia dos beneficiários.

Na terça-feira (2), a Caixa Econômica Federal anunciou que em agosto deste ano, o valor do auxílio gás passará de 120 reais para 110 reais. Cerca de 5,6 milhões de famílias terão acesso antecipado ao benefício a partir de 9 de agosto. Anteriormente, a previsão de pagamento era entre os dias 18 e 31 do mês, com remuneração total de 120 reais.

É importante ressaltar que os benefícios do auxílio brasileiro são ignorados no cálculo da renda mensal, e o recebimento de outros benefícios não impede que os trabalhadores recebam subsídios à gasolina.

Desse modo, para a regularização do valor do benefício, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deve trazer uma divulgação mensal, do valor da média dos seis meses anteriores referentes ao preço nacional do botijão de 13kg de GLP. Essa estimativa deve ser feita assim até o 10º dia útil do mês.

A partir do ano que vem, as famílias voltam a receber o valor médio de 50% do botijão de gás de 13 quilos. Assim, o valor de 100% da unidade do botijão vai ser pago apenas nos meses de agosto, outubro e dezembro.

Como calcular valor do Auxílio Gás


Para apurar o valor do benefício, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) divulga mensalmente os botijões de GLP médios de 13kg com referência ao preço nacional para os primeiros seis meses encerrados no 10º dia útil do mês.

Os benefícios do Auxílio Brasil não estão incluídos no cálculo da renda mensal. Receber outros benefícios não impede a obtenção de vouchers de gás.

Em junho, o valor era de 53 reais. No mês, 5,68 milhões de famílias acabaram beneficiadas, repassando um total de 301,2 milhões de reais. Em abril, o valor do benefício é de R$ 51.

Leia em seguida: Maravilha! Governo anunciou: Salário mínimo vai subir – Confira

Auxílio Gás: Veja o calendário de agosto

Em agosto, o governo optou por antecipar o pagamento do Auxílio Brasil. Desse modo as parcelas começam a ser pagas a partir do dia 9 até o dia 22. O repasse do vale-gás segue o calendário do Auxílio Brasil.

  • Final do NIS 1: 09 de agosto;
  • Final do NIS 2: 10 de agosto;
  • Final do NIS 3: 11 de agosto;
  • Final do NIS 4: 12 de agosto;
  • Final do NIS 5: 15 de agosto;
  • Final do NIS 6: 16 de agosto;
  • Final do NIS 7: 17 de agosto;
  • Final do NIS 8: 18 de agosto;
  • Final do NIS 9: 19 de agosto;
  • Final do NIS 0: 22 de agosto.

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasilde forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Leia em seguida: O salário dobrado do INSS foi adiado para 2023? Veja aqui