HomeInssAuxílio-doença: Como funciona a perícia médica?

Auxílio-doença: Como funciona a perícia médica?

O Auxílio-doença do INSS pode ser feito agora sem a perícia médica!

Desse modo, se tornou bem mais fácil pedir o benefício, uma vez que não há mais necessidade de fazer as perícias! Entenda mais sobre essa opção aqui nesse artigo!

Leia em seguida: INSS: Dinheiro extra está chegando para os aposentados

Auxílio sem a perícia médica!

Depois da reforma previdenciária implantada no ano de 2019, as regras para os benefícios da Previdência Social acabaram mudando!

O benefício de Incapacidade Temporária ou Auxílio-Doença é destinado a auxiliar os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que estão impossibilitados de fazer suas atividades diárias no trabalho, mediante pagamento mensal.

Dese modo, os benefícios podem acabar sendo pagos por um período previsível ou indefinido, vai depender das circunstâncias de cada pessoa que os recebe.

As principais razões para conceder benefícios variam de situação para situação, mas entenda melhor com alguns exemplos de situações nesse artigo. Porém é importante deixar claro a obrigatoriedade de requerer esse benefício, pois ele não é feito de forma automática.

Leia em seguida: NFS-e padroniza a emissão das notas fiscais! Entenda

Auxílio-Doença como fazer o pedido?

De acordo com o que está na regulamentações do Ministério Nacional do Trabalho e Previdência Social, o auxílio-invalidez temporária, que também é conhecido como auxílio-doença, pode ser dado sem a necessidade da perícia

Desse modo, para fazer o pedido do auxílio doença é importante levar os seguintes documentos:

  • Nome completo;
  • Data de emissão do documento (no máximo 30 dias desde a emissão);
  • Informações sobre a doença ou CID;
  • Assinatura de carimbo do profissional que emitiu o documento;
  • Começo e duração previstas da enfermidade;

Vale ressaltar que os benefícios da análise de arquivos estão limitados a no máximo 90 dias!

Leia em seguida: CGU diz que 800 mil aposentados e 135 mil mortos já receberam o Auxílio Emergencial

Auxílio-Doença INSS quanto é pago?

Com por causa da nova reforma da Previdência que foi implementada sem perícia, sabemos então que valor pago para os beneficiários deve ser igual a 91% do valor que o segurado recebe em salários. Portanto, todas as contribuições de julho de 1994 até o mês anterior a esse evento devem ser levados em consideração.

Desse modo o valor não pode passar a média dos últimos 12 meses ou ficar abaixo do salário mínimo, garantindo então a qualidade de vida do beneficiário e imunidade ao conhecimento profissional.

Assim, ao eliminar as perícias médicas e realizar os serviços por meio da análise documental, é possível agilizar o processo e reduzir as filas de pessoas que aguardam no INSS por perícias médicas e outros procedimentos para receber os benefícios.

Gostou das informações sobre o Auxílio Doença? Então confira agora mesmo os links a baixo para não perder nenhuma novidade aqui no Jornal Financeiro:

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E E VEJA A NOSSA PAGINA NO PERFIL DO INSTAGRAM DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

CLIQUE AQUI E NÃO DEIXE DE CONHECER A PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasil de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!