HomeDESTAQUEAumento na tarifa da conta de luz? Veja a decisão do governo!

Aumento na tarifa da conta de luz? Veja a decisão do governo!

Os cidadãos brasileiros vão ter que pagar uma conta de luz mais cara muito em breve! Essa possibilidade vem por meio de uma Medida Provisória (MP) aprovada na Câmara dos Deputados durante o mês passado, prorrogando o subsídio às fontes incentivadas.

Essas fontes incentivadas é basicamente a energia eólica e solar, capazes de gerar um custo extra anual de cerca de R$ 4,5 bilhões durante três décadas. O montante impactaria de forma direta os cidadãos brasileiros por meio da cobrança na conta de luz, sobretudo, dos consumidores nordestinos e nortistas

Entenda mais informações sobre o aumento na tarifa da conta de luz no artigo a seguir!

Leia em seguida: Confira aqui o calendário do 13º salário!

O que mudou com o passar dos anos?

Os subsídios foram pensados com o objetivo de incentivar a expansão da matriz energética renovável do Brasil. Na época de criação, os equipamentos eram muito caros e, por ser uma tecnologia nova, o investimento no setor era algo bem escasso

Entretanto este cenário mudou com o passar dos anos. atualmente a energia eólica equivale a 12,3% da capacidade de geração instalada no Brasil inteiro, enquanto a solar representa 3%

Mesmo depois da aprovação na Câmara dos Deputados, o texto ainda precisa ser apreciado e votado pelo Senado Federal até o fim do mês de setembro para começar a vigorar, e somente então, mudar as cobrança na conta de luz. 

Leia em seguida: Como eu faço para saber o valor da minha aposentadoria? Veja

Quanto vai vir na conta de luz em setembro?

No fim do mês de agosto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), já tinha anunciado o barateamento da conta de luz devido à incidência da bandeira verde. De acordo com noticias da agência reguladora, a medida reflete “as boas condições de geração de energia elétrica”. Por conta disso, a Aneel informou que a decisão vai ser mantida mesmo diante da previsão de aumento no consumo de energia elétrica no Brasil.

Mas vale ressaltar que esta não é uma iniciativa unânime, tendo em vista que em algumas localidades a conta de luz vai ficar mais cara muito em breve. Vão ser atingidos os consumidores que residem principalmente em municípios atendidos pela distribuidora de energia, Elektro.

Aneel já aprovou um aumento médio de 15,77% na conta de luz de 2,8 milhões de unidades consumidoras desta distribuidora. Entretanto é importante se atentar, pois o plano separa os clientes em dois grupos. Sendo eles:

  1. Alta tensão: indústrias com um impacto médio de 23,72%;
  2. Baixa tensão: residências com um impacto médio de 11,61%.

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA ENTÃO NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA ENTÃO NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasil de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva ou então se preferir, assista!

Leia em seguida: Caixa libera saque das COTAS do PIS/PASEP para aposentados