HomeBenefícios INSSAtenção! Veja estas dicas para não ter os benefícios do INSS suspensos

Atenção! Veja estas dicas para não ter os benefícios do INSS suspensos

O INSS é uma das principais fontes de renda de aposentados e pensionistas no Brasil… Por isso a suspenção de benefícios é um problema real. Confira aqui neste artigo as principais motivações que levam assim o INSS suspender benefícios de segurados.

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma instituição pública responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais outros benefícios aos trabalhadores brasileiros, microempreendedores individuais além de contribuintes individuais. O papel do INSS, como órgão público, é então providenciar os benefícios previdenciários que constam assim no Regime Geral de Previdência Social. Isso contempla assim controlar e realizar o pagamento de aposentadorias e de outros benefícios, como auxílio-doença e pensão por morte e outros. Assim como esse benefícios são concedidos, eles podem ser retirados caso algumas situações específicas ocorram. Confira a seguir os principais motivos!

INSS: O não saque do benefício

É possível que o benefício seja cancelado após 60 dias, caso o beneficiário não realize o saque. Desse modo, para desbloquear, é necessário entrar com um pedido para o INSS. É muito importante que o beneficiário mantenha sua conta movimentada.

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Ausência do beneficiário em perícia médica

Trabalhadores beneficiários que recebem auxílios por auxílio-doença devem reagendar a perícia médica para que o benefício fornecido pelo INSS seja mantido. Em situações onde há ausência do trabalhador, o beneficio deste pode ser suspenso. Não esqueça de levar os documentos solicitados, tais como:

  • Documento de identificação com foto;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de endereço;
  • ASO emitido pelo médico do trabalho, em que se atesta a condição de saúde do trabalhador;
  • Carta da empresa declarando o último dia de trabalho;
  • Atestado médico com diagnóstico e tratamentos, e dados do profissional que elaborou;
  • Exames que comprovem a doença ou lesão;
  • Receitas que indiquem a medicação utilizada pelo paciente.

Indício de fraude

Todos os anos o INSS desenvolve uma operação protocolar para apurar os benefícios e verificar se há algum benefício que está sendo pago erroneamente. Caso esse tipo de situação seja encontrada, o INSS manda para o beneficiário uma notificação pedindo que este compareça na sede para averiguar a situação. Fique de olho, as principais fraudes encontradas pelo INSS são falsidade documental previdenciária, recebimento indevido de benefício por incapacidade entre outras.

Informações desatualizadas no Cadastro Único INSS

Ao se inscrever no CadÚnico, as famílias beneficiárias assim se comprometem integralmente manter seus dados atualizados quando há uma mudança nas informações. Isso ocorre por exemplo, como em caso de morte de alguém, nascimento, separação ou casamento e mudança de domicílio. Além disso, deve ser atualizado em no máximo a cada dois anos. Para fazer esse procedimento requisitado, o cidadão precisa se dirigir a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da sua casa. Assim, para as famílias que estão com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017, o prazo final para atualização sem desligamento do programa é de 12 de outubro. 

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