HomeBenefícios INSSATENÇÃO! Prova de vida do INSS: fique atento para não perder a...

ATENÇÃO! Prova de vida do INSS: fique atento para não perder a aposentadoria

Desde fevereiro deste ano, aposentados e pensionistas do INSS seguem novas diretrizes para fazer valer a Prova de vida, inclusive não precisando mais sair de casa para comprovar que têm direito aos benefícios. Inclusive, até o final do ano, a suspensão de pagamentos por falta de comprovação de vida.

No entanto, até 2023, a situação mudou, e o INSS cruzará as informações para demonstrar que os beneficiários do benefício realizaram ações registradas em banco de dados próprio do município ou mantidas e administradas por órgão público federal. Dessa forma, o comprovante de vida pode ser utilizado como comprovante de votação em eleições, carteira de vacinação, consulta ao Sistema Único de Saúde – SUS, emissão de passaporte e renovação de carteira de identidade ou de habilitação.

O INSS notificará os beneficiários somente se tal aprovação não for possível. Nesse caso ele terá que fazer prova de vida, mas preferencialmente por meio de biometria facial, disponível a partir de 2020 no aplicativo “Meu INSS”, que o segurado poderá fazer reconhecendo o próprio rosto no programa.

Vale lembrar que os canais tradicionais para a realização do procedimento continuam disponíveis. Caso o segurado deseje, poderá realizar voluntariamente a comprovação de vida na rede bancária ou através do Meu INSS.

Leia em seguida: Como será feita a prova de vida do INSS em 2023? Veja as últimas novidades

Prova de vida 2023 do INSS terá cruzamento de dados

O cruzamento de dados de certidões de nascimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), anunciado em fevereiro, só entrará em vigor em 2023. 36 milhões de aposentados, pensionistas e outros beneficiários não precisam mais ir a uma agência bancária para realizar o procedimento. Informações de R7.

A exigência foi suspensa quando o governo federal anunciou novas regras em fevereiro. Portanto, os benefícios dos segurados que não aceitarem o procedimento não serão congelados.

A partir de 2023, o próprio INSS fará a Prova de vida por meio do cruzamento de informações para confirmar se as ações dos beneficiários do benefício são registradas em banco de dados próprio do município ou mantidas e administradas por órgão público federal.

Carteiras de vacinas, consultas ao SUS (Sistemas Únicos de Saúde), comprovantes de votação em eleições, emissão de passaportes, carteiras de identidade ou carteiras de motorista, etc. podem acabar usados ​​como comprovante de vida.

Somente quando tal comprovante não estiver disponível, o beneficiário será notificado da necessidade de comprovação de vida, preferencialmente por meio eletrônico. A responsabilidade pela produção do comprovante de vida recairá sobre o INSS.

Os pagamentos estão suspensos por falta de comprovação de vida até o final de 2022. No entanto, os canais tradicionais para a realização do procedimento ainda estão disponíveis. Caso o segurado deseje, ele poderá realizar voluntariamente a comprovação de vida na rede bancária ou através do Meu INSS.

Dica Bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.