HomeDESTAQUEAtenção: pagamento do IPVA vai até o dia 24 de abril- Confira...

Atenção: pagamento do IPVA vai até o dia 24 de abril- Confira como fazer o pagamento e de quanto pode ser a multa

O prazo para o pagamento do IPVA 2024 está chegando ao fim no final deste mês de abril para os contribuintes que não realizaram a quitação antecipada ou optaram pelo parcelamento em seis vezes.

O calendário de vencimentos, que segue a ordem numérica final da placa do veículo, começa em 24 de abril, data em que expira o prazo para a quitação dos veículos com final de placa 1 e 2. Os demais números finais de placa têm seus vencimentos nos últimos cinco dias úteis do mês, terminando na quarta-feira, dia 30 de abril, quando expira o prazo para as placas com final 9 e 0.

Quer saber mais sobre o pagamento IPVA 2024? Leia este artigo até o final!

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Como pagar?

Atenção: pagamento do IPVA vai até o dia 24 de abril- Confira como fazer o pagamento e de quanto pode ser a multa (Fonte: Reprodução Google)
Atenção: pagamento do IPVA vai até o dia 24 de abril- Confira como fazer o pagamento e de quanto pode ser a multa (Fonte: Reprodução Google)

Os contribuintes têm diversas opções para pagar o IPVA 2024. Podem quitar a guia em agências bancárias credenciadas, Casas Lotéricas e até com cartão de crédito, em empresas autorizadas pela Sefaz-SP. Uma novidade é pagar via Pix, usando um QR code.

Para isso, basta acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar o QR code do valor a ser pago. O QR code tem validade de 15 minutos. Se expirar, é preciso gerar um novo pelo site da Sefaz-SP.

Ao escanear o QR code com o aplicativo bancário, o pagamento é identificado para a Secretaria da Fazenda e Planejamento, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90, em conta do Banco do Brasil.

Leia Mais: Quer fazer o enem de graça? Prazo para solicitar isenção já iniciou- Saiba como pedir

Atrasos no pagamento do IPVA 2024

Quando há atraso no pagamento do IPVA 2024, a situação pode se complicar. Segundo a Sefaz-SP, após 60 dias do vencimento, a multa aplicada para quem ainda não quitou o imposto aumenta para 20% do valor total. Além disso, caso o débito seja inscrito na dívida ativa, o processo de regularização muda.

Para resolver essa pendência, é necessário gerar uma guia de recolhimento exclusiva através do site da Procuradoria Geral do Estado, seguindo as instruções disponíveis. Para isso, será preciso fornecer o número do Renavam do veículo ou o CPF ou CNPJ do devedor. Nesse caso, o pagamento deverá ser efetuado em uma agência bancária da rede credenciada pelo serviço público.

Leia Mais: Atenção: Governo Lula criou o desenrola para MEIS e pequenas empresas saírem das dívidas- Veja como funciona

Consequências para quem deixa de pagar o IPVA

Quem deixa de cumprir com o pagamento do IPVA 2024 enfrenta uma série de implicações, que vão desde a imposição de multas até restrições no acesso ao crédito. Além disso, os inadimplentes recebem uma notificação.

A falta de pagamento do IPVA impede o proprietário do veículo de realizar o licenciamento anual, o que impossibilita a obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CLRV), documento essencial para circular pelas vias públicas.

Se flagrado dirigindo sem a devida documentação, o condutor comete uma infração gravíssima e acumula sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A multa é de R$ 293,47.

Leia Mais: Atenção: salário do INSS terá aumento em abril! Confirmado no Diário Oficial – Veja quem recebe

Veja também: SAIU LISTA dos APOSENTADOS e PENSIONISTAS que podem SOLICITAR o NOVO BENEFÍCIO do GOVERNO!

ATENÇÃO! SAIU LISTA dos APOSENTADOS e PENSIONISTAS que podem SOLICITAR o NOVO BENEFÍCIO do GOVERNO! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.