HomeDicasATENÇÃO! GTIN notas fiscais vai ser obrigatório!

ATENÇÃO! GTIN notas fiscais vai ser obrigatório!

Muita atenção! Agora, a partir da segunda-feira, dia 12 de setembro o código GTIN nas notas fiscais vai passar a ser obrigatório! Os autorizadores de NF-e e NFC-e vão passar a  rejeitar essas notas fiscais que não tiverem o código correto do GTIN. 

Vale ressaltar que a partir de junho de 2023, o preenchimento do código GTIN válido e correto vai ser obrigatório em 100% das operações comerciais de todos os segmentos da economia.

Entenda mais informações sobre como vai funcionar as notas fiscais para 2023 no artigo a seguir!

Leia em seguida: SAIU LISTA: INSS divulga quem receberá parcela única do abono natalino esse ano! Maravilha

O que e como funciona o GTIN?

GTIN (Global Trade Item Number ou Número Global de Item Comercial) nada mais é que um código identificador de mercadorias e matérias-primas que serve para gerenciar a empresa GS1, antiga EAN/UCC. A estrutura do GTIN pode variar entre as seguintes situações:

  • GTIN-8 para itens pequenos
  • GTIN-13 identifica produto, usado nas lojas físicas e no e-commerce
  • GTIN-14 Usado para caixas de embarque que tenham unidades dos mesmos produtos

Leia em seguida: Novo Desconto em taxas: Motoristas sem multas paga menos! Veja

O que mudou para 2023?

Como dito anteriormente, começa a valer no dia 12, as empresas que operam com produtos que não utilizem o GTIN devem informar com a expressão “SEM GTIN” ao invés de deixar o campo simplesmente vazio (branco/nulo).

Em relação aos setores que trabalham na área de produção de:

  • Cigarros
  • Medicamentos
  • Brinquedos

    Os GTINs deverão ser informados e vão ser validados junto com o cadastro centralizado desses documentos.

Mas vale ressaltar que os GTINs não cadastrados vão gerar rejeições nas notas de venda de produção própria desses segmentos.

Outro ponto importante de se lembrar é que a partir de junho de 2023, o preenchimento de código GTIN válido e correto vai ser obrigatório em todas as operações comerciais de todos os segmentos da economia. 

Leia em seguida: Revisão do FGTS: Qual a atual situação e como solicita-lo

Quais donos devem cadastrar o código Gtin?

Os donos de marcas deverão registrar o código Gtin por meio do pagamento de uma taxa anual no site https://www.gs1br.org. Enquanto isso os revendedores devem fazer o cadastro do código para que os mesmos sejam informados em sua NF-e e NFC-e.

O código desse documento é obrigatório desde 2019, mas a partir de 2022 o sistema da Sefaz vai começar a validar essas informações na emissão dos documentos. Isso vale tanto por parte dos fabricantes quanto por parte dos revendedores e comércio varejista, de acordo com a nota técnica 2021.003.

Gostou das informações sobre as mudanças no na nota fiscal para 2023? Então veja a seguir alguns links para não perder nenhuma novidade no Blog Jornal Financeiro:

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E VENHA CONHECER A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO JORNAL FINANCEIRO!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasilde forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!