O Governo Federal fez a decisão de prorrogar o prazo para atualização de dados no Cadastro Único (CadÚnico) que deveria acabar no dia 14 de outubro e foi estendido até 14 de novembro!
O Ministério da Cidadania informou que as pessoas que tiveram novas informações ou estão há mais de dois anos sem verificar os dados, deverão fazer a atualização. Quem não fizer, vai poder deixar de receber esses benefícios.
O calendário oficial consta na Instrução Normativa número 3, publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com base no documento, houve alteração no cronograma dos processos de Averiguação e Revisão Cadastral em 2022.
De acordo com o texto publicado pelo Ministério da Cidadania, a revisão dos cadastros fica disponível até 14 de novembro! Ou seja, as famílias que estão recebendo os benefícios do Governo Federal que devem verificar seus dados até o final deste prazo! É importante ressaltar que, caso tenha acontecido alguma mudança, os cidadãos deverão fazer a atualização neste período.
Entenda mais informações sobre como funciona a atualização do CadÚnico no artigo a seguir!
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Como funciona a inscrição no CadÚnico para receber benefícios do Governo!
O Cadastro Único é um registro que torna possível ao Governo Federal saber quem são e como vivem as famílias brasileiras de baixa renda! Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado por meio das próprias prefeituras de maneira gratuita.
No momento em que o cidadão se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de diversos programas sociais. É importante ressaltar que cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado.
Durante o mês de março de 2022 foi criado o aplicativo do Cadastro Único, um novo canal que possibilita o pré-cadastro para os cidadãos brasileiros que não estão cadastrados e desejam se cadastrar.
É uma etapa inicial para sua família ser incluída no Cadastro Único, mas vai ser necessário comparecer a um posto de atendimento de forma presencial do Cadastro Único no seu município no prazo de 240 dias para confirmar e complementar os dados dessas família.
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Como funciona o Pré-Cadastro?
Caso o cidadão ainda não tenha se cadastrado no Cadastro Único, ele vai poder fazer um Pré-Cadastro utilizando o aplicativo do Cadastro Único ou na versão web.
Além disso, o Pré-Cadastro permite que a pessoa já informe dados importantes para o seu cadastro. Depois de enviar o Pré-Cadastro, o usuário vai ter até 240 dias para comparecer a um Posto de Atendimento do Cadastro Único para apresentar os documentos de identificação obrigatórios das pessoas da família e complementar outros que sejam essenciais!
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