HomeAposentadoriaAposentadoria por doença: Confira a lista de doenças que garantem o benefício!

Aposentadoria por doença: Confira a lista de doenças que garantem o benefício!

O sonho da maioria da população é de finalmente poder se aposentar após contribuir firmemente para a Previdência Social. No entanto, dependendo da situação em que tais grupos de pessoas se encontram, algumas podem garantir a aposentadoria por doença.

Nesse sentido, analisaremos logo a seguir quais doenças que podem aposentar os cidadãos automaticamente. Caso esteja interessado no assunto em questão, veja todos os detalhes agora mesmo.

Quem pode garantir a aposentadoria por conta de doença em 2024?

idoso usando uma bengala
A aposentadoria por doença pode muito bem ser concedida para uma relevante parcela de grupos. Confira! (Fonte: Freepik)

Em primeiro lugar, torna-se indispensável que a pessoa seja segurada do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mas também existe a opção da mesma possuir alguma ligação com a Previdência Social com o intuito de garantir a aposentadoria.

Leia mais: Violência contra Pessoas em Situação de Rua: Denúncias Crescem 26% no Brasil!

Além disso, o contribuinte deve provar a incapacidade por meio de uma perícia médica destinada ao INSS, no local será avaliado se a condição de saúde está nos padrões para poder ou não continuar prestando serviços.

Por fim, o interessado deve cumprir carência relacionada ao número mínimo de contribuições que o beneficiário deve ter realizado para poder contar com tal benefício. Como resultado, é preciso ter uma contribuição de ao menos 12 meses, descartando situações de doenças mais sérias, que já estão disponíveis para consulta.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Afinal, quais doenças que garantem a aposentadoria por doença?

O próprio INSS já disponibilizou a lista de doenças que isentam o período de carência. Desse modo, veja logo abaixo a lista que separamos para poder obter a aposentadoria por doença, sem ter que encarar nenhum contratempo aparente.

Leia mais: Lula concede Liminar por Pedido de Voto em Guilherme Boulos: Entenda a Decisão Judicial

A lista é a seguinte: Tuberculose ativa, Hanseníase, Transtorno mental grave, Neoplasia maligna, cegueira, cardiopatia grave, paralisia irreversível, doença de Parkinson, Espondilite anquilosante, Nefropatia grave, Estado avançado da doença de Paget, Síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS), Contaminação por radiação, Hepatopatia grave, Esclerose múltipla, Acidente vascular encefálico, Abdome agudo cirúrgico.

Se porventura você possua alguma das doenças mencionadas acima e está impossibilitado de exercer seu trabalho, é de suma importância que procure garantir o benefício. Isso fará com que todos possam ter uma vida muito mais digna e tranquila, sem precisar se estressar com outras situações.

Mas, vale lembrar que apenas ter a doença não garante a aposentadoria, ou seja, é preciso que a pessoa realmente não tenha mais condições de trabalhar.

Leia mais: Acaba de sair: Conselho de Previdência Reduz Limite de Juros no Consignado para INSS!

Gostou do conteúdo? O Jornal JF traz diariamente as melhores notícias sobre o INSS, política, economia e entretenimento. Continue acompanhando o nosso blog e não perca mais nenhuma atualização!

Veja Também: RIO GRANDE do SUL SOFRE com as FORTES ENCHENTES E CHUVAS

RIO GRANDE do SUL SOFRE com as FORTES ENCHENTES e CHUVAS – SITUAÇÃO GRAVE. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.