Home13º SalárioACABA DE SAIR no Diário Oficial as NOVAS DATAS de pagamento do...

ACABA DE SAIR no Diário Oficial as NOVAS DATAS de pagamento do 13º salário INSS – Confira agora as novidades a seguir! Fique atento

O anúncio oficial da antecipação do pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e já está em vigor após sua publicação no Diário Oficial da União (DOU), marcando um avanço significativo para os beneficiários.

Essa antecipação representa um alívio financeiro para muitas famílias, possibilitando o pagamento de contas, proporcionando um mês mais confortável e até mesmo permitindo investimentos. Abaixo, confira os detalhes das novas datas de pagamento do décimo terceiro salário antecipado!

Quando será pago o 13º dos aposentados em 2024 do INSS?

Para a alegria de muitos beneficiários do INSS, o 13º salário está finalmente sendo antecipado para o primeiro semestre do ano! Assim, a primeira parcela do abono natalino cai a partir do dia 24 de abril.

Uma vez mais, o governo escolheu antecipar o pagamento do 13º salário com o objetivo de impulsionar o crescimento econômico, especialmente após uma estagnação no segundo semestre do ano passado. Esta é a quinta vez desde 2020 que a gratificação natalina é antecipada para o primeiro semestre do ano, destacando uma estratégia consistente para estimular a atividade econômica.

Leia mais: FGTS Futuro: Uma Oportunidade Única para Conquistar sua Casa Própria! Saiba Mais!

A segunda parcela do abono, inclusive, passa a ser paga em maio, conforme o calendário de pagamento mensal dos salários benefícios do INSS, que você pode conferir acima. Quem recebe até um salário mínimo, recebe os pagamentos primeiros, como é de costume.

Em seguida, recebem os que ganham acima do salário mínimo. Para consultar a sua data de recebimento, considere apenas o número final do benefício, excluindo o dígito verificador, por exemplo, imagine que o número no seu cartão benefício é 123.456.789-0, então o número a se considerar é 9.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Saiu a antecipação do 13º salário do INSS! Veja as datas de pagamento a seguir.
Saiu a antecipação do 13º salário do INSS! Veja as datas de pagamento a seguir. (Fonte: Edição / Jornal JF)

Quem tem direito ao 13º salário do INSS?

O pagamento do benefício é assegurado pela legislação, como um direito de todos os segurados da Previdência Social que recebem benefícios como: auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria (todas as modalidades) e auxílio-reclusão.

Leia mais: Lula Anuncia Mudanças nos Pagamentos do INSS: Decreto Promete Alterar Tudo! Descubra Agora!

Da mesma forma que ocorre para os beneficiários da aposentadoria e pensão por morte, o pagamento da gratificação natalina também é destinado aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). No entanto, é crucial observar que aqueles que recebem a Renda Mensal Vitalícia não têm direito ao abono natalino creditado em suas contas.

Como funciona o pagamento?

Os pagamentos do 13º salário são realizados em duas parcelas, levando em consideração o mês em que o beneficiário começou a receber os pagamentos da autarquia. Em outras palavras, se o beneficiário já estava aposentado no início do ano, ele receberá o valor integral, sendo 50% na primeira parcela e o restante na segunda.

Leia mais: Saiba Mais: Doenças que Podem Isentar Aposentados do Pagamento do Imposto de Renda – Fique por Dentro!

No entanto, quem começou a receber os pagamentos do INSS em fevereiro, o pagamento do 13º salário será proporcional ao número de meses que o beneficiário receberá o abono. A segunda parcela do abono sempre caí com os descontos do Imposto de Renda, para os beneficiários que precisam pagar o imposto.

Por fim, para consultar o valor do benefício a receber, basta acessar o site ou app Meu INSS, ou entrar em contato com a Central Telefônica do instituto através do número 135.

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista

O post ACABA DE SAIR no Diário Oficial as NOVAS DATAS de pagamento do 13º salário INSS – Confira agora as novidades a seguir! Fique atento apareceu primeiro em Jornal JF.