HomeDESTAQUEEntenda a polêmica da forma de cálculo da aposentadoria proposto pelo governo!

Entenda a polêmica da forma de cálculo da aposentadoria proposto pelo governo!

Confira aqui nesse artigo a polêmica da forma de cálculo da aposentadoria proposto pelo Governo Federal!

É importante ressaltar que é enganosa a informação de que o atual ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou que:

As aposentadorias e benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não vão mais ser reajustados pela inflação a partir do ano que vem.

De acordo com o projeto Comprova, que é voltado a checagem de fatos, o chefe da pasta na verdade está com o objetivo de apresentar uma proposta de reajuste da forma de cálculo da aposentadoria dos benefícios caso Jair Bolsonaro (PL) consegui-se ser reeleito!

Leia em seguida: Ligações de celular para a Central 135 do INSS deixarão de ser cobradas; saiba mais

De onde surgiu essa a polêmica da forma de cálculo da aposentadoria?

Vale pontuar que a desinformação em relação ao cálculo da aposentadoria partiu de um vídeo em que o deputado federal André Janones (Avante-MG). No vídeo o deputado relata que está saindo de uma reunião no Ministério da Economia, em Brasília.

Além disso, ele afirma que o ministro titular da pasta, Paulo Guedes, anunciou no encontro a redução dos valores de aposentadorias e outros benefícios que são pagos por meio do INSS a partir do ano que vem.

De acordo com o deputado, os aumentos nos valores dos benefícios deveriam deixar de ser reajustados pelos índices de inflação. Que é a medida atual usada para fazer o cálculo da aposentadoria dos segurados! Esse conteúdo foi publicado tanto no Instagram quanto no Twitter!

Leia em seguida: 11 bancos estão autorizados a conceder empréstimo via Auxílio Brasil; saiba quais são        

O que de fato aconteceu?

O projeto Comprova verificou, por outro lado, que a proposta de Paulo Guedes é que o piso salarial e os benefícios pagos pelo INSS deixem de ser reajustados pelo INPC. Que é o que mede a inflação, e passem a ser reajustados por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 

De acordo com o Comprova, a equipe do projeto fez contato com a assessoria do deputado federal André Janones. O autor do vídeo, entretanto, não recebeu retorno até que fosse feito o fechamento do texto da checagem.

A verificação estava em busca de conteúdos relacionados a aposentadoria e outros benefícios, além do nome de Paulo Guedes, o atual ministro da Economia.

A partir disso, a redação encontrou uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo que detalha a proposta de Guedes, mas não dessa a medida como concretizada.

Dica Bônus:

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI ENTÃO E VEJA A NOSSA PÁGINA NO PERFIL DO INSTAGRAM DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

CLIQUE AQUI E NÃO DEIXE DE CONHECER A PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasil de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Leia em seguida: Bolsonaro assina decreto que muda a vida dos aposentados; Veja agora qual é essa novidade