HomeDicasConfira dicas para administrar melhor as finanças e evitar dívidas

Confira dicas para administrar melhor as finanças e evitar dívidas

É natural sempre nos perguntarmos “como administrar melhor as finanças?”. Afinal, sabemos como é difícil economizar dinheiro atualmente. Poupar para a aposentadoria, ter uma casa ou até mesmo manter um orçamento mensal é algo que exige planejamento e controle de gastos.

Mas você não está sozinho: grande parte dos brasileiros também enfrentam problemas financeiros.

Em 2016, 38% da população adulta disse que suas principais finanças eram “ruins” ou “péssimas”, segundo levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Com tantos compromissos financeiros – desde o pagamento da conta do telefone celular até as parcelas do carro – fica cada vez mais difícil controlar

Para ajudar a cuidar melhor do seu dinheiro, a associação de defesa do consumidor Proteste listou dez dicas. São elas: 

6 dicas de como administrar melhor as finanças

1) Analise sua situação financeira

O primeiro passo para começar a organizar suas finanças é analisar sua situação financeira atual. Comece determinando sua renda mensal, despesas, dívidas e investimentos (se houver). É importante saber se você está no “vermelho” mas quer sair dele, ou se está no “verde” mas quer melhorar sua vida financeira

2) Registre seus custos e receitas

Para registros mais precisos, organize e registre todas as receitas e despesas em uma planilha. Divida essas taxas em categorias: taxas fixas, taxas básicas e taxas variáveis. Dessa forma, é possível entender a importância de cada item e saber exatamente quanto você está gastando em cada categoria, se está gastando mais do que ganha. Além disso, é uma maneira de entender para onde seu dinheiro está indo a cada mês e determinar quais despesas podem ser cortadas.

Leia mais: Surpresa para os aposentados! Abono extra de R$550,00 para quem recebe BPC/LOAS

3) Defina metas e objetivos financeiros ao administrar suas finanças

Para cada situação, é necessário estabelecer metas financeiras de curto, médio e longo prazo. Depois de analisar sua situação financeira, determine o que você deseja alcançar, como construir riqueza, economizar para a aposentadoria, comprar um imóvel, pagar dívidas etc. E para atingir cada um desses objetivos, crie metas. Por exemplo, se o objetivo é quitar uma dívida, o objetivo pode ser renegociar a conta e pagá-la mensalmente. Se você planeja comprar um imóvel, pode economizar um determinado valor a cada mês até atingir o valor necessário.

4) Acompanhe sua evolução financeira

Uma vez que todos os dados são registrados, você também tem a oportunidade de monitorar seu progresso financeiro. É importante ter acompanhamentos mensais para que você fique cada vez mais motivado para administrar suas finanças e alcançar seus objetivos.

Leia mais: Aposentadoria: Veja em que situação existe o acréscimo de 25%

5) Construir reservas de contingência para administrar suas finanças

Outra ótima dica para evitar problemas financeiros é construir uma reserva para contingências. Desemprego, crises financeiras, problemas com carros, doenças e até emergências com animais de estimação podem acontecer a qualquer momento. Deixar de reservar fundos para ajudar a resolver esses problemas pode levar a buracos orçamentários, pois a saída geralmente é entrar em dívidas com juros altos, como cheque especial ou cartão de crédito.

6) Evite gastar mais do que ganha

Também é importante exercer controle na hora de adquirir um produto ou serviço para que as despesas não superem os benefícios. Para isso, estabeleça uma meta de gastar apenas o que estiver dentro do seu orçamento mensal e não se esqueça de reservar uma parte para compor suas reservas financeiras, investir e economizar para seus objetivos.

Dica bônus:

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Confira também:

(Fonte: João Financeira TV).