HomeAposentadoVitória no STF para aposentados! Confira as últimas notícias

Vitória no STF para aposentados! Confira as últimas notícias

Atenção, aposentados! Teve a suspensão do aumento da margem do consignado?

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques está questionando os pontos em relação à lei aprovada pelo Congresso! Esse texto faz com que trabalhadores, aposentados e beneficiários de programa social consigam comprometer até 40% do seu salário.

Entenda mais informações sobre a suspensão do aumento da margem do consignado e outras possíveis mudanças que estão por vir no artigo a seguir!

Leia em seguida: SAIU DIÁRIO OFICIAL: SUSPENSÃO DOS EMPRÉSTIMOS o FIM das Dívidas! + Veja Quem Terá Direito

Tivemos a suspensão do aumento da margem do consignado?

O atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, recentemente rejeitou o pedido do PDT de fazer a suspensão da lei que aumentou o percentual de renda que pode ser comprometido na hora do pagamento de parcelas do crédito consignado!

Essa norma, aprovada pelo Congresso Nacional em 2022, prevê que a margem para a concessão do empréstimo chegue em 40% e vale para:

  • Trabalhadores da iniciativa privada;
  • Servidores públicos;
  • Aposentados;
  • Aqueles que recebem benefícios de programas de transferência de renda.

Esse mesmo tema aparece também na lei que liberou a contratação de consignado para os segurados do Auxílio Brasil. Vale relembrar que no caso do empréstimo consignado, as parcelas caem diretamente no salário, pensão ou o próprio benefício social do contrante.

“Não vislumbro urgência no provimento. A ampliação da margem de créditos consignados não representa novidade”, disse o ministro, que quis ressaltar que as leis anteriores sobre o tema já têm mais de 20 anos!

“No mais, neste exame cautelar, não percebo no Texto Magno qualquer baliza normativa que justifique tomar-se a ampliação do acesso ao crédito consignado como inconstitucional. Os novos limites da margem consignável não se mostram incompatíveis com os preceitos constitucionais aventados pelo autor. Ultrapassar a atuação desta Corte como legislador negativo implicaria a invasão no exame da discricionariedade política”, ponderou o ministro.

Vitória para os aposentados!

O ministro Nunes Marques também considerou que os aposentados da iniciativa privada e do serviço público precisam de recursos financeiros para subsistência, principalmente no atual contexto de crise econômica no país!

Esses grupos de beneficiários, caso não tenham a opção de contratar os crédito com taxas de juros menos elevadas, acabam escolhendo por financiamentos mais caros e, dessa maneira, acabam tendo um maior sacrifício no orçamento da família!

Conforme o relator, não existe a violação do princípio da dignidade humana.

“Não haveria, numa análise preliminar, malferimento à dignidade humana – ou social – quando uma pessoa com menos recursos financeiros recebe uma oportunidade de crédito que somente pessoas de escalões socioeconômicos mais elevados costumavam receber”, afirmou.

Gostou das informações sobre a suspensão do aumento da margem do consignado? Deixe seu comentário.

Dica Bônus

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI ENTÃO E VEJA A NOSSA PÁGINA NO PERFIL DO INSTAGRAM DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

CLIQUE AQUI E NÃO DEIXE DE CONHECER A PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasil de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Confira em seguida:

Foi PUBLICADO 14° SALÁRIO na MÍDIA – Confira AGORA: 14 salário INSS 2022! Datas e Valores (Fonte: João Financeira)