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Carros que tiveram perda total no Rio Grande do Sul podem ter restituição de IPVA- Saiba como solicitar

Proprietário de veículos que sofreram perda total por conta das enchentes no Rio Grande do Sul devem solicitar a restituição de parte do IPVA pago para o ano de 2024. Este benefício é particularmente significativo para aqueles que perderam seus carros e ainda não pagaram o IPVA de 2024.

Veja a seguir quem tem direito a restituição do IPVA por perda total no RS, como solicitar, quais documentos são necessários e outras informações importantes sobre o tema.

Quem tem direito a restituição de IPVA

Primeiramente, a restituição do IPVA serve apenas para os proprietários que tiveram danos irreparáveis em seus veículos em decorrência das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

Todavia, a restituição do IPVA no Rio Grande do Sul, não é voltada aos veículos que tinham seguro, pois, a seguradora pode optar por recuperar ou transferir o veículo, não realizando a baixa definitiva no Detran. 

E quem não sabe o paradeiro do carro após enchentes?

Aos que não sabem onde foi parar seus veículos após as enchentes, é necessário registrar uma ocorrência na Polícia Civil. Este registro é indispensável para que o proprietário possa seguir com o processo de baixa do veículo e, consequentemente, solicitar a restituição do IPVA.

Valor a ser restituído

O valor que os beneficiários podem receber de volta é calculado proporcionalmente aos meses em que o veículo não esteve em posse do proprietário durante o ano de 2024.

Exemplo: caso o veículo tenha sido perdido em maio, o proprietário tem o direito à restituição dos valores correspondentes aos meses de junho a dezembro​.

Como solicitar a restituição do IPVA no Rio Grande do Sul

Solicite a restituição do IPVA caso tenha perdido o seu veículo nas enchentes do Rio Grande do Sul!
Solicite a restituição do IPVA caso tenha perdido o seu veículo nas enchentes do Rio Grande do Sul! (Fonte: Reprodução, Google)

Então, para solicitar a devolução do IPVA, é necessário que o veículo tenha baixa oficial no Detran/RS como perda total. A baixa no Detran é um procedimento definitivo que impede futuras cobranças de tributos sobre o veículo. Para realizara solicitação, basta seguir as instruções abaixo:

  • Registrar o sinistro: caso o veículo tenha seguro, informe o sinistro à seguradora. Sem seguro, registre a ocorrência na Polícia Civil.
  • Baixa do veículo: procure um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) ou um Centro de Desmanche de Veículos (CDV) credenciado para realizar a baixa do veículo no Detran/RS.
  • Solicitação de devolução: após a baixa, acesse o Portal de Pessoa Física (PPF) no site da Receita Estadual do RS. No menu, selecione “Serviços Disponíveis”, clique em “Devolução de Tributos” e escolha “Devolução de Tributos – IPVA – enchentes”. Anexe o formulário de solicitação e os documentos necessários​.

Documentos necessários

Enquanto os documentos necessários para solicitar a restituição do IPVA incluem:

  • Original e cópia do RG e CPF do proprietário
  • Comprovante de residência
  • Documento de transferência (Certificado de Registro de Veículo – CRV)
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), se disponível
  • Recorte com a numeração do chassi
  • Plaquetas de identificação e placas do veículo​
  • A restituição do IPVA para veículos com perda total no RS é um direito dos proprietários afetados pelas enchentes.