HomePASEPQuem tem direito as cotas esquecidas do PIS PASEP? Confira como sacar

Quem tem direito as cotas esquecidas do PIS PASEP? Confira como sacar

Saiba que o prazo para sacar o dinheiro esquecido das cotas do PIS/PASEP está chegando ao fim. Portanto, confira nesta matéria quem pode receber e como fazer para resgatar. Boa leitura!

O que são cotas do PIS/PASEP?

As cotas do PIS/PASEP são um benefício governamental destinado a trabalhadores registrados entre 1971 e 1988. Esses valores correspondem a depósitos realizados em contas individuais, vinculadas aos programas PIS (Programa de Integração Social) e Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

De acordo com informações do site do Banco do Brasil, a Medida Provisória nº 946, de 07 de abril de 2020, extinguiu o Fundo PIS/PASEP e transferiu o saldo das contas individuais com cotas para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Assim, o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal transferiram o dinheiro esquecido das cotas do PIS/PASEP para o FGTS. Para verificar se você tem direito a esse valor adicional, confira os requisitos abaixo.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Quem pode receber as cotas do PIS/PASEP?

  • Pessoas idosas que tiveram emprego formal em empresas privadas ou públicas entre 1971 e 1988;
  • Ou aqueles que são beneficiários legais (herdeiros), ou seja, têm direito a receber valores de alguém falecido;
  • Quem deixou o dinheiro na conta e nunca efetuou o saque.

Leia mais: Banco do Brasil Convoca Idosos para Resgatar Dinheiro de Trabalho Anterior a 1988 – Saiba Agora Como Garantir o Seu Valor! Saiba mais aqui sobre a grana extra

Como resgatar as cotas do PIS/PASEP?

celular e computador abertos no site do FGTS
Saiba como resgatar as cotas do PIS/PASEP pelo aplicativo do FGTS.

Primeiramente, abra o aplicativo ou site do FGTS e clique na mensagem “Você possui saque disponível”. Em seguida, selecione “Solicitar o saque do PIS/Pasep” e, por fim, escolha a opção de recebimento: crédito em conta ou retirada presencial.

Como herdeiros pode sacar as cotas do PIS/PASEP?

Para que os beneficiários legais (herdeiros) consigam sacar as cotas do PIS/PASEP (que estão estimados em 20 bilhões de reais), é preciso ir à uma agência bancária e apresentar os documentos abaixo:

  • Apresentar documento de identificação do interessado, carteira de trabalho do titular falecido e certidão de óbito;
  • Número do PIS/PASEP e NIS (Número de Identificação Social) do falecido, que podem ser obtidos nas empresas onde ele trabalhou e na carteira de trabalho;
  • Declaração de dependentes habilitados pelo INSS, contendo o nome do dependente, data de nascimento e grau de dependência, que também pode ser solicitada no portal “Meu INSS” junto com o pedido de pensão por morte.

Leia mais: Agora Você Pode Sacar até R$ 6 mil do FGTS – Confira se Você Tem Direito!

Prazo final para sacar as cotas do PIS/PASEP

O prazo final para solicitar o dinheiro esquecido do PIS/PASEP para aqueles que trabalharam entre 1971 e 1988 é 30 de junho. Esses valores estão sob a guarda do Tesouro Nacional e devem ser requisitados pelo próprio trabalhador ou por um herdeiro através do aplicativo FGTS. Não é necessário comparecer às agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Leia mais: Tem Carteira Assinada nos Últimos 5 Anos? Receba até R$1.412 Extra em Maio – Veja como funciona

Veja também: Como sacar as Cotas do PIS/PASEP!

NÃO é GOLPE! CAIXA ECONÔMICA está PAGANDO quem TRABALHOU de 1971 a 1988! VEJA como SACAR! (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.