HomeMEIVeja como é a contratação de funcionários para quem é MEI!

Veja como é a contratação de funcionários para quem é MEI!

Atualmente abrir um MEI (Microempreendedor Individual) é o objetivo de muitos empreendedores brasileiros, isso porque, esse modelo empresarial tem diversas vantagens, como, por exemplo, a contratação de um funcionário.

A abertura de um MEI significa que um empreendedor saiu da informalidade e está se regularizando, o Microempreendedor Individual conquista direitos e deveres.

Entenda mais informações sobre como funciona a situação de uma contratação de um funcionário para quem é MEI no artigo a seguir!

Leia em seguida: Pagamentos já começaram: INSS liberou bolada para os aposentados

Quais são as obrigações do Microempreendedor Individual?

Existe milhões de empreendedores que já abriram seus MEIs para conquistar seus direitos, trabalhar de maneira formal e ainda oferecer um serviço mais profissional!

Somente durante o primeiro semestre de 2022 mais de um milhão de profissionais se tornaram Microempreendedores Individuais, confira a seguir alguns dos direitos desses empreendedores brasileiros:

  • Direito a aposentadoria;
  • Direito a auxílios (ex: acidente, doença);
  • Auxílio-maternidade;
  • Acesso a empréstimos com juros baixos;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Contratação de funcionário MEI;
  • Pagamento de poucos impostos.

Mas, é importante destacar que o MEI é um modelo empresarial, portanto, existem algumas obrigações, veja:

  • Emissão e pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional);
  • Envio anual da DASN-SIMEI;
  • Emissão de notas fiscais (em negócios com pessoas jurídicas);
  • Preenchimento de um Relatório Mensal;
  • Guardar notas fiscais de compra e venda por 5 anos.

Leia em seguida: Os direitos GARANTIDOS para quem tem mais de 60 anos que você não sabia!

O que acontece quando o MEI contrata um funcionário?

De acordo com a atual legislação, o MEI tem o direito de fazer a contratação de somente um funcionário para trabalhar na sua empresa.

O funcionário MEI vai ter que receber até um salário mínimo ou o piso referente a sua categoria, além disso, todos seus direitos trabalhistas como FGTS e férias também devem ser pagos!

Confira a seguir quais são as obrigações do MEI ao contratar um funcionário:

  • Salário mínimo ou piso da categoria (quando houver);
  • Repouso semanal remunerado (RSR);
  • Férias anuais acrescidas de 1/3;
  • 13° salário;
  • Recolhimento do FGTS;
  • Pagamento de INSS;
  • Duração do trabalho normal não superior a 8 horas diárias e 44 semanais (220 horas mensais), facultada a compensação de horários e a redução da jornada, por meio de acordo ou convenção coletiva de trabalho;
  • Horas extras, com pagamento de no mínimo 50% a mais que a hora normal;
  • Remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;
  • Vale-transporte;
  • Multa de 40% sobre o FGTS em caso de dispensa sem justa causa;
  • Aviso prévio;
  • Adicional de remuneração para as atividades insalubres ou periculosas;
  • Outros direitos podem ser instituídos para o funcionário MEI por meio de Convenções Coletivas de Trabalho (CCT).

Vale ressaltar que no momento o MEI tem direito a contratar somente um funcionário!

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