Homecrédito ConsignadoTeto de juros para consignado do INSS cai para 1,76% – Entenda...

Teto de juros para consignado do INSS cai para 1,76% – Entenda as mudanças

O Empréstimo consignado do INSS tem novo teto de juros aprovado pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS). Ficou decidido no dia 11 de janeiro que a máxima de juros cobrada em créditos consignados para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conta com uma nova redução.

A medida acompanha a atual tendência de cortes da Selic, a taxa básica de juros. Confira a seguir mais informação sobre as mudanças nos juros do consignado!

Nova Taxa de juros do Empréstimo consignado do INSS

Nova taxa de juros do consignado não agrada os bancos
Nova taxa de juros do consignado não agrada os bancos (Fonte: Edição / Jornal JF)

Leia mais: BPC: Conheça o benefício que garante salário mínimo a idosos e deficientes!

A mudança define que a taxa de juros mensal para o Empréstimo consignado do INSS passará de 1,80% para 1,76%. Mas no caso de operações realizadas por meio de cartões de crédito e cartões consignados de benefícios, a taxa máxima foi reduzida de 2,67% ao mês para 2,61% ao mês.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO JORNAL JF pelo WhatsApp

Aplicação da nova taxa e insatisfação dos bancos

A nova taxa de juros entrará em vigor oito dias úteis após a publicação no Diário Oficial da União. Entretanto, cabe às instituições bancárias a decisão de oferecer ou não o consignado sob a nova taxa estabelecida.

Leia mais: Veja quem pode receber o pagamento EXTRA de R$ 20 mil autorizado pelo INSS em 2024!

A queda das taxas não foi bem recebida por parte do setor bancário. Afinal, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criticou a redução, argumentando que os juros estão diminuindo de maneira “artificial”, portanto, afeta negativamente os aposentados.

Entenda como funciona o Empréstimo consignado do INSS

O empréstimo consignado do INSS é um crédito sob o controle da Previdência e possui desconto direto no benefício previdenciário. De acordo com as normas atuais, os segurados do INSS podem comprometer até 45% do valor do benefício com crédito consignado.

Desse total, 35% destina-se para o empréstimo, 5% para o cartão de crédito e o restante para o cartão de benefício. O empréstimo parcela-se em até 84 meses.

A taxa de juros é restrita, permitindo assim que as instituições financeiras cobrem abaixo desse valor, mas nunca acima.

Leia mais: IPTU 2024: Idosos Podem Requerer ISENÇÃO! Veja o Procedimento e Solicite!

Consultando as taxas através do Meu INSS

Os beneficiários do INSS podem consultar a taxa de juros por meio do site ou do aplicativo “Meu INSS”. A pesquisa realiza-se por banco ou por uma lista geral de taxas em prática.

Para fazer a consulta, o usuário deve logar na página inicial, escrever “Taxas de Empréstimo Consignado” na busca e acessar a lista que aparecerá. Dessa forma, o segurado compara qual o banco com melhor condições de negociação.

Está pensando em contratar empréstimo consignado? Entre em contato com a João Financeira no link abaixo para fazer uma simulação e confira as melhores condições de pagamento e vantagens oferecidas:

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO COM A JOÃO FINANCEIRA

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

O post Teto de juros para consignado do INSS cai para 1,76% – Entenda as mudanças apareceu primeiro em Jornal JF.