HomeDESTAQUEPIX: estes são os golpes MAIS aplicados pelos criminosos

PIX: estes são os golpes MAIS aplicados pelos criminosos

O PIX foi lançado pelo banco central como uma ferramenta de pagamento instantâneo. Assim, pagamentos e transações bancárias podem ser feitos em segundos. No entanto, a instalação também ajuda os criminosos quando se trata de aplicar golpes.

O processo de criação do PIX começou em 2018 e não foi lançado até novembro de 2020. Com esta ferramenta, você pode negociar 24 horas por dia, todos os dias do ano, inclusive finais de semana e feriados.

Com a nova forma de pagamento, o Brasil se torna o quarto país a realizar mais transações em tempo real. No entanto, toda essa atividade financeira ao seu alcance levou a um aumento nos golpes.

O número de tentativas de golpes PIX no Brasil aumentou 350% entre abril e maio deste ano em relação a fevereiro e março. À luz disso, Roosevelt trouxe os grandes golpes infligidos por criminosos.

Golpe da Chave PIX

Para utilizar a ferramenta, é necessário cadastrar uma chave de acesso, que pode ser um número de CPF, telefone, e-mail ou uma chave aleatória. Estes últimos são criados por instituições bancárias.

O que aconteceu é que os dados de muitos brasileiros vazaram após a invasão de sistemas do INSS e de outras instituições. Dessa forma, os criminosos criam chaves de acesso para pessoas que ainda não se registraram.

Outra forma é enviar uma mensagem simulando uma solicitação de cadastro bancário no WhatsApp, telefone ou e-mail. Por isso, engana as vítimas a clicar em um link que as leva a um site falso, onde todos os seus dados são roubados.

Transferência pelo WhatsApp

Criminosos usam a imagem de alguém e encaminham mensagens pedindo ajuda financeira para amigos próximos. Assim, as vítimas que acreditam estar ajudando um amigo ou familiar acabam transferindo dinheiro diretamente para a conta do golpista.

Leia em seguida: Confira o novo salário mínimo dos aposentados para 2023!

PIX QR Code falso

Nesse tipo de golpe, um valor maior pode ser cobrado ou o pagamento pode ser encaminhado para outra pessoa. Portanto, é essencial verificar os dados antes de confirmar a transação.

Comprovante falso

Por fim, os golpistas enviam vouchers com valor falso. Esse tipo de golpe é comum entre as instituições. A dica é verificar o pagamento na conta bancária, não apenas o recibo enviado.

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasilde forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!