Homenovo rgNovo RG vai ser obrigatório para o ano que vem? Veja

Novo RG vai ser obrigatório para o ano que vem? Veja

Recentemente o governo criou um novo documento de RG (Registro Geral) de modo que haja a uniformização do documento em todos os estados do Brasil! Essa carteira de identidade também vai ser válida em países como Argentina, Paraguai e Uruguai. Entenda mais informações a a seguir!

Em que lugares já está sendo emitido a nova carteira de identidade?

O novo RG agora denominado Carteira de Identidade Nacional (CIN) passou a vigorar no estados:

  • Rio Grande do Sul
  • Acre, Goiás
  • Minas Gerais
  • Distrito Federal
  • Paraná

Leia em seguida: Salário mínimo dos aposentados vai subir; Veja novo valor do salário INSS 2023, vai aumentar!

O que muda com esse novo RG?

A nova carteira de identidade quer substituir de forma integral o Registro Geral atual. O objetivo é que os documentos de identidade se tornem padronizados em todas as unidades federativas do país. Isso porque atualmente os RG estão sendo feitos de forma diferentes em cada estado.

Dessa forma, com essa padronização do documento se espera uma maior segurança. Isso porque, nas regras que estão valendo, os cidadãos brasileiros podem solicitar um novo número de RG em cada estado do país. O que pode gera uma verdadeira confusões e facilitação de atos criminosos.

Ou seja, a padronização da documentação de identidade vem com a proposta de que seja emitido um único registro em nome da pessoa.

Esse novo documento de identificação vai se aproximar dos padrões internacionais. Confira a seguira as novas informações dos documentos:

  •  Mostra se a pessoa é doadora de órgãos ou não;
  • Pede a obrigatoriedade da biometria;
  • Permite verificação via QR Code;
  • Possui versão digital;
  • Conta com padronização da Carteira de Identidade;
  • Implantação do código internacional MRZ (Machine Readable Zone ou, em português, Zona Legível por Máquina). Segundo o Itamaraty, quem tirar a nova carteira já poderá usar o documento para entrar no Paraguai, Uruguai e Argentina.
  • Possui marca d’água como mecanismo de segurança para garantir que o documento é verdadeiro

Leia em seguida: Entenda quais são as vantagens de economizar dinheiro na terceira idade

Esse novo documento vai ser obrigatório?

Ainda não tivemos nenhum anuncio de que a troca do documento de identidade atual seja obrigatória pelo novo, padronizado nacionalmente. Porém, vale se atentar que o RG atual só tem valide por dez anos. Ou seja, nesse sentido, quando for o momento de renovar o documento, já será nos novos padrões.

Vale ressaltar que para os cidadãos que são maiores de 60 anos o Registro Geral atual, o não padronizado nacionalmente, tem validade por tempo indeterminado.

O novo RG ainda está em fase de testes, mas o governo espera que até março de 2023 todos os entes federativos estejam emitido a nova carteira de identidade.

Leia em seguida: Como quitar a segunda via do FIES ?

Quem consegue pedir o novo RG?

De acordo com o Ministério da Economia, enquanto a instituição do novo RG, está em um momento de testes, somente quem tem o CPF regularizado vai poder solicitar a nova identidade!

Para o cidadão que está com o seu CPF irregular, devem então procurar o quanto antes o atendimento da Receita Federal para regularizar o documento.

Para conseguir solicitar e retirar o novo documento, além de estar com o CPF regularizado, é importante que a pessoa apresente sua certidão de nascimento, para solteiros e certidão de casamento, para os casados e um documento com identificação por foto.

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E E VEJA ENTÃO A NOSSA PAGINA NO PERFIL DO INSTAGRAM DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA AGORA MESMO A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Taxista de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!