HomeAposentadoSAIU AGORA: INSS reduz Juros de Crédito Consignado para 1,80%! Saiba mais

SAIU AGORA: INSS reduz Juros de Crédito Consignado para 1,80%! Saiba mais

No início de dezembro de 2023, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) realizou uma discussão aberta sobre a possibilidade de redução nos juros do crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A proposta visava reapreciar as taxas vigentes, fator que tem impacto direto no valor dos empréstimos consignados.

O Ministério da Previdência foi protagonista nesse embate, ao sugerir uma redução na taxa de 1,84% ao mês para 1,77% para empréstimos pessoais consignados. Carlos Lupi, ministro da pasta, destacou em entrevista que a medida visa beneficiar principalmente os segurados do INSS.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

A novidade: menor taxa de juros do consignado do INSS

INSS reduz Juros de Crédito Consignado para 1,80%! (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias)
INSS reduz Juros de Crédito Consignado para 1,80%! (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias)

Após intensa discussão, podemos finalmente trazer em primeira mão a notícia: foi aprovada a redução na taxa de juros do consignado do INSS. A revisão vai baixar a taxa para 1,80% para empréstimos consignados e 2,67% para cartões de crédito consignados. Após o INSS receber a indicação, cabe a ele publicar uma portaria informando as novas regras que passarão a valer.

Leia mais: NOVIDADE: Previdência Planeja Nova Redução nos Juros do Empréstimo Consignado!

Quais foram os desafios encontrados?

Contudo, nem todos se mostraram satisfeitos com essa alteração. A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) expressou preocupação, argumentando que a reiterada queda nas taxas poderia afetar a oferta de crédito, consequentemente limitando a disponibilidade desses recursos e reduzindo o volume médio de concessões mensais.

Leia mais: SAIBA MAIS: INSS e Ministério da Previdência Reveem Critérios para Auxílio-Doença – Conheça as Mudanças!

Vale ressaltar a queda de 22% no volume médio de concessões por mês, que passou de R$ 7,2 bilhões para R$ 5,9 bilhões, dados esses oriundos do Banco Central.

Quais são as perspectivas e os possíveis impactos?

O ministro Lupi, contudo, apresenta uma posição otimista em relação às futuras quedas nos juros do consignado. Ele sustenta que sempre que houver redução na taxa Selic – a taxa básica de juros da economia, que atualmente está em 12,25% ao ano – também haverá possibilidade de diminuição nos juros cobrados nos empréstimos consignados.

Leia mais: SAIBA MAIS: INSS e Ministério da Previdência Reveem Critérios para Auxílio-Doença – Conheça as Mudanças!

Nesse cenário, é importante lembrar que os segurados do INSS podem comprometer até 45% de seu benefício com crédito consignado. Dessa porcentagem, a distribuição é feita entre empréstimo pessoal, cartão de crédito e cartão de benefício.

Como ficam os segurados com a mudança?

Essa mudança nas taxas facilita a vida dos segurados na busca por alternativas mais vantajosas de crédito consignado. Agora, com a implementação de uma diretiva do CNPS, desde outubro de 2023, o INSS passou a exibir as taxas de juros do empréstimo consignado no aplicativo e site Meu INSS. Isso visa promover mais transparência e simplificar o processo de contratação ou portabilidade do empréstimo.

Leia mais: NOVIDADE INSS: Calendário de Aposentadoria de Dezembro – Verifique as Datas de Pagamento!

Portanto, com essas mudanças no cenário das taxas de juros do consignado do INSS, a tendência é que os segurados tenham maior facilidade em encontrar boas opções e com condições de pagamento mais vantajosas.

Veja também:

INSS: LULA acaba de MUDAR TUDO nos EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS! Aprovada NOVA TAXA de JUROS do INSS!! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube assista.