BOAS NOTÍCIAS! Os montantes do PIS PASEP já estão TODOS disponíveis na Caixa Econômica Federal para o Programa de Integração Social (PIS) e no Banco do Brasil para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Aproveite, e saiba como funciona a seguir!
Quem tem direito ao abono salarial extra do PIS PASEP?
O critério para o pagamento do PIS leva em consideração o mês de nascimento do trabalhador. Já para o Pasep, a referência é o dígito final do número de inscrição no programa.
No entanto, o profissional deve atender às regras do programa para ser elegível. Para ser elegível ao benefício, os trabalhadores devem satisfazer os seguintes critérios:
- Estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos.
- Ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
- Ter recebido até 2 salários mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado.
- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base da apuração (2021).
- Ter os dados informados pelo empregador (pessoa jurídica ou governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração (2021).
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Quem não tem direito ao abono salarial?
- Empregados domésticos.
- Trabalhadores rurais empregados por pessoa física.
- Trabalhadores urbanos empregados por pessoa física.
- Trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.
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Até quando está disponível saque do PIS PASEP? Como consultar?
Todos os beneficiários têm até o dia 28 de dezembro para sacar o dinheiro. As informações sobre o abono salarial podem ser acessadas desde 5 de fevereiro na Carteira de Trabalho Digital, no portal gov.br ou pelo telefone 158.
Entre os detalhes disponíveis estão o valor do benefício, a data e o banco de recebimento. Para realizar a consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, siga os passos:
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- Certifique-se de que o aplicativo esteja atualizado.
- Acesse o sistema com seu número de CPF e a senha utilizada no portal gov.br.
- Toque em “Benefícios” e, em seguida, em “Abono Salarial“. A tela seguinte irá informar se o trabalhador está ou não habilitado para receber o benefício.
Trabalhadores do setor privado também podem consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.
Os trabalhadores vinculados ao Pasep podem fazer a consulta no link do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento do BB (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).
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