HomeDESTAQUENovo RG vai começar a valer em agosto! Confira aqui

Novo RG vai começar a valer em agosto! Confira aqui

Um novo RG está para começar a valer agora em agosto, a Carteira de Identidade Nacional! Acompanhe esse artigo abaixo para entender melhor sobre o novo RG(CID)!

Quais estados vão começar a emitir o CID?

Começa a valer a partir de agosto do ano de 2022 o novo RG que vai começar a vale para os 8 Estados a seguir, confira:

  • Acre
  • Distrito Federal
  • Goiás
  • Minas Gerais
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina

Vale ressaltar que os outros Estados que não estão listados, vão começar a emitir o novo RG apenas em 2023, sem uma data específica para isso!

Quais as mudanças com o novo RG?

O CID, que também pode ser chamado de RG digital vai trazer o fim do RG que conhecíamos. Essa mudança está acontecendo porque no sistema atual, cada Estado tem a responsabilidade de fazer a emissão de uma numeração do RG, desse modo, caso a pessoa tentasse tirar a primeira via em um Estado e pedisse a segunda vida em qualquer outro Estado, ia ter dois números de RG diferentes, o que é um problema bem grande!

O sistema atual falta muita segurança, levando em conta que seria possível que o cidadão tirasse 27 números diferentes de RG, caso ele fizesse o pedido em cada Estado.

É ai que entra o novo RG(CID), com esse novo sistema, o número do CID não vai deixar que essa situação explicada acima aconteça novamente. Desse modo, a nova Carteira de Identidade Nacional não vai ser emitida por cada Estado e também vai ter no mínimo 11 dígitos do CPF. Ou seja, o novo documento quer unificar o RG com o CPF tornando válida a numeração do próprio Cadastro de Pessoa Física.

Com o objetivo de ser mais seguro, para ter acesso a esse documento, o cidadão vai ter que regularizar o seu CPF. De acordo com a própria Receita Federal, vai ter algum tipo de validação biográfica para o CID.

Porém é bom ressaltar que documento de identidade que está circulando vai ser valido por pelo menos 10 anos ainda, dessa forma, somente em 2032 o novo CID vai começar a ser obrigatório para todos os brasileiros.

Com funciona a atualização do meu CPF?

Para atualizar o seu CPF é muito fácil e rápido! Primeiramente você deve acessar o site da Receita Federal(www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf).

Então faça a alteração ou regularização do seu CPF por meio dos formulários eletrônicos abaixo:

Documentação em comum para todos os casos

  • Documento de identificação oficial com foto do interessado;

Para incluir nome social

Custo em unidades conveniadas

  • Tarifa  R$ 7,00

CANAIS DE PRESTAÇÃO

Se você quiser incluir nome social é importante que você marque um horário na Receita Federal, nesse caso os documentos necessários são:

  • Documento de identidade oficial com foto
  • Título de eleitor ou documento que comprove o alistamento eleitoral (dispensado durante o período eleitoral ou para menores de 18 anos)
  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento, se no documento de identidade não constar naturalidade, filiação ou data de nascimento

Gostou das informações sobre o novo RG? Então não deixe de conferir as novidades nos links abaixo!

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.