A nova carteirinha do idoso proporciona às pessoas com mais de 60 anos benefícios complementares e podem ter acesso a uma série de serviços. Portanto, é um documento repleto de vantagens.
A solicitação do documento pode ser feita no CRAS ou pela internet. Assim, todos podem ter acesso a essa carteira.
Confira, a seguir, como emitir a nova carteirinha do idoso. Boa leitura.
Entenda o que é a nova carteirinha do idoso
A carteira do idoso é um documento que comprova a renda da pessoa com mais de 60 anos. Portanto, serve para ter acesso à gratuidade no transporte entre estados e garantir descontos na compra de passagens.
Todavia, ela é um benefício social garantido pela Lei 10.741/03 e tem validade de 2 anos. Mas para ter acesso, a nova carteirinha do idoso deve-se comprovar renda inferior ou igual a dois salários mínimos.
A carteira da pessoa idosa, como também pode ser chamada, é vinculada à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS). Todavia, bastante comum entre os aposentados e pensionistas do INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Para o que ela serve?
Como dissemos, a nova carteirinha do idoso serve para que pessoas com mais de 60 anos de idade tenham acesso à gratuidade ou desconto em passagens entre os estados. Portanto, o documento vale em todo o território nacional e é obrigatória sua aceitação por todas as empresas de transportes.
Leia mais: Ótima Notícia: INSS LIBERA mais de R$16.000 para ESTE GRUPO – veja quem pode receber essa grana
Veja o que consta na nova carteirinha do idoso:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Número de documento de identificação;
- Número do CPF;
- NIS;
- Data de expedição e validade;
- QRCode.
Como emitir o documento pela internet?
Para emitir a carteira do idoso pela internet é bastante simples. Portanto, veja o passo a passo que montamos para você:
- Entre no site Carteira do Idoso;
- Selecione a opção desejada em “Emitir Carteira”;
- Faça o Login na conta Gov.br;
- Faça o pedido da Carteira do Idoso, clique para utilizar seus dados. em “Autorizar”;
- Na tela seguinte, você encontrará as opções de emitir serviços que são: Emitir Carteira de pessoa idosa; Ver carteiras; Validar; Relatório.
Após emitir sua nova carteirinha do idoso, você pode imprimir ou salvar em seu computador ou celular.
No entanto, caso não queira pedir sozinho pela internet, solicite junto ao CRAS. Mas deve-se comparecer presencialmente ao local com as seguintes informações e documentos comprobatórios:
- Documento de identidade com foto;
- CPF;
- Número do NIS.
A carteira do idoso tem a validade de 2 anos. Todavia, no documento tem o prazo de validade, por isso, sempre que estiver próximo de vencer, solicite uma nova.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
O post Não perca as Vantagens da Nova Carteirinha do Idoso – Veja como solicitar apareceu primeiro em Jornal JF.