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CONVOCAÇÃO URGENTE: Pessoas com 60 anos ou mais DEVEM tirar a NOVA CARTEIRINHA DO IDOSO – Saiba mais!

Um dos direitos de quem tem mais de 60 anos é ter a Carteirinha do Idoso que garante benefícios complementares e que pode contribuir para o acesso a serviços diversos. Veja a seguir o que é e como emitir a sua, em poucos passos.

O que é a Carteirinha do Idoso?

A Carteira do Idoso também conhecida como Carteira da Pessoa Idosa é um documento de comprovação de renda que permite ao idoso, com mais de 60 anos e com renda menor ou igual a dois salários mínimos, ter gratuidade em transporte interestadual ou ainda descontos de, no mínimo 50% para a compra de passagens.

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A carteirinha é garantida pelo Estatuto do Idoso e tem validade de dois anos, podendo ser renovada por igual período.

Além disso, é considerada como um benefício social. A Carteira da Pessoa Idosa é um benefício assistencial que faz parte da política de Assistência Social, da Secretaria Nacional de Assistência Social.

Essa secretaria está organizada por meio do Sistema único de Assistência Social, quem tem por objetivo garantir a proteção social dos cidadãos por meio de benefícios, programas e projetos.

A Secretária organiza os esforços e recursos dos estados, municípios e da União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social.

A Assistência Social divide-se em várias unidades para atender pessoas e grupos como jovens, crianças, idosos, mulheres, pessoas com deficiência, entre outros.

Para que serve a Carteirinha do Idoso?

A Carteirinha do Idoso serve para conseguir gratuidade ou desconto nas passagens interestaduais. O documento pode ser utilizado em todo território nacional e deve ser aceito por todas as empresas de transportes.

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É muito usual entre os aposentados e pensionistas do INSS.

A Carteirinha do Idoso traz informações como:

  • Nome completo;
  • Data de Nascimento;
  • RG (Registro Geral);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • NIS (Número de Identificação Social);
  • Data da expedição;
  • Validade; e
  • QR code com um código alfanumérico.

O QR Code permite a verificação da validade. Devido serem informações cadastrais e única, o objetivo é evitar o número de fraudes e a falsificação.

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O documento é pessoal e não pode ser utilizado ou transferido para outra pessoa.

A validade da carteira é de dois anos a partir da data de expedição.

Como emitir?

Os interessados podem emitir a carteira em uma das unidades do CRAS ou por meio do site oficial. Em qualquer um dos atendimentos é preciso informar o NIS, criado anteriormente.

Para emitir de forma online você deve:

  • 1- Acesse o site da Carteira do Idoso;
  • 2 – Faça o login na conta gov.br;
  • 3 – Faça o pedido.

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NOTÍCIA BOA: INSS lança NOVA CARTEIRINHA dos APOSENTADOS – VEJA os BENEFÍCIOS. (Fonte: João Financeira TV)

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Fonte: João Financeira.