Homecrédito ConsignadoALERTA! Golpe no consignado envolve possível participação de funcionários do INSS

ALERTA! Golpe no consignado envolve possível participação de funcionários do INSS

Um novo golpe no consignado está sendo aplicado com a possível participação de funcionários do INSS. Os dados dos beneficiários estão sendo vendidos para os golpistas com a finalidade de contratar consignado sem o conhecimento dos titulares, o que gera prejuízo já que desconta os valores das parcelas. Confira mais informações:

Em matéria exibida pelo programa Fantástico, houve a denúncia de um novo golpe que está acontecendo contra os beneficiários do INSS. Os criminosos estão comprando, de forma ilegal, pacotes com documentos e dados dos beneficiários e, dessa forma, conseguem contratar empréstimo consignado em nome dessas pessoas.

Golpe no consignado envolve kit fraude

De acordo com a polícia que está investigando, as quadrilhas conseguem dados e documentos na internet, além de contar com a ajuda de funcionários do INSS. Além disso, grupos de aplicativos de mensagens revelam um mercado clandestino de documentos e tinha até um ranking para ver quem lucrava mais.

Dá para comprar inclusive o chamado “kit fraude”, formado por identidade e selfie que a pessoa tira mostrando o documento, e que serve como uma espécie de assinatura eletrônica para contratos de crédito, como empréstimos.

Os criminosos também conseguem desbloquear o aplicativo Meu INSS para empréstimos, além de trocar as senhas. O ministro da Previdência pediu abertura de investigação na Polícia Federal. A Federação Brasileira de Bancos informou que acompanha permanentemente todos os temas relacionados à segurança cibernética, ainda que eles não tenham origem no sistema financeiro.

Dessa forma, há a possibilidade de contratar empréstimo consignado mesmo sem a presença do beneficiário do INSS. Os próprios golpistas conseguem fazer a contratação.

Leia mais: Empréstimo consignado: Entenda as novas taxas de juros anunciadas pelo Governo Federal

Casos registrados desde 2022

No ano de 2022, 57.874 queixas de golpes de empréstimo consignado foram registrados nos Procons em todo o Brasil. Isso dá mais de 6 denúncias por hora.

Leia mais: Novidade: Aumento de 25% em salários DESSE GRUPO pode ser real; Veja a lista

Suspeitos de aplicar golpe no consignado já foram detidos

Na última quarta-feira (5), cinco pessoas foram alvos de busca e apreensão pela “Operação Backup” de uma Força Tarefa realizada pelo Ministério da Previdência Social. As buscas aconteceram nas cidades de Teresina (PI) e São Paulo (SP). 

O grupo criminoso foi responsável por dois ataques cibernéticos em agências do INSS no Estado do Piauí neste ano. As investigações identificaram que os ataques visavam extrair, incluir, alterar e inserir informações, remotamente, nos bancos de dados da Previdência Social, a fim de obterem vantagem indevida.

Leia mais: 13º Salário pode ser antecipado em 2023

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.

Veja também

Liberação de crédito INSS. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Fonte: João Financeira.