Homecrédito ConsignadoNOVIDADE: Governo estuda perdoar dívida de consignado. Saiba como essa medida pode...

NOVIDADE: Governo estuda perdoar dívida de consignado. Saiba como essa medida pode beneficiar os aposentados


Governo Federal estuda o perdão das dívidas de empréstimo consignado? Veja aqui as falas do ministro Wellington Dias, responsável pela pasta de Desenvolvimento Social, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que confirmam o estudo de uma possível anistia às dívidas de empréstimos consignados em 2023.

Governo Federal suspende empréstimos consignados em 2023

No segundo semestre de 2022, parte de um grande pacote de medidas, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro liberou novas linhas de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil e do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Leia em seguida: Dinheiro Esquecido no Banco Central: Consulte e resgate valores; Veja como

Nestas modalidades era liberado crédito mediante a consignação de parte do benefício mensal. Com a alta das dívidas, a modalidade tornou-se muito popular, com milhares de averbações nos primeiros meses.

Leia em seguida: Como consultar lista de benefícios para quem é inscrito no CadÚnico? Confira

Todavia, a liberação de crédito consignado a pessoas que já se encontravam na linha da pobreza ou extrema pobreza acabou por criar um endividamento ainda maior em diversos casos. Por isso, em 2023, ambas as linhas de crédito encontram-se agora suspensas.

As altas taxas de juros cobradas de brasileiros já em situação de vulnerabilidade econômica, são argumentos utilizados para justificar uma possível anistia, ou seja, o perdão das dívidas de empréstimos consignados.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Perdão de dívidas dos empréstimos consignados

A anistia das dívidas para quem contratou os empréstimos do Auxílio Brasil e do BPC em 2022 é um assunto já debatido pelo Presidente Lula.

Em falas distintas, tanto o Presidente quanto o Ministro Wellington Dias, responsável pela pasta de Desenvolvimento Social, já se mostraram favoráveis a um programa de perdão ou ajuda aos endividados.

Leia em seguida: Governo estuda possibilidade de aumentar salário mínimo para R$1380; Saiba mais

Todavia, apesar da recepção positiva em ambos os lados, não há novos projetos ou medidas sólidas que visem a perdão de dívidas envolvendo tais empréstimos consignados.

Projetos que visam a suspensão dos consignados também foram criados, mas nada que tenha sido aprovado garante, até o momento, a suspensão dessas dívidas. Para receber novas notícias envolvendo o perdão das dívidas dos empréstimos consignados, siga o blog.

Leia mais: Novidade: Governo lança fundo de R$ 10 bilhões para perdoar dívidas de brasileiros negativados pelo Programa Desenrola.

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.

Veja também!

INSS confirma pagamento extra para beneficiários em 2023! (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Fonte: João Financeira.