Homecrédito ConsignadoSaiba tudo sobre o perdão de dívidas do consignado prometido por Lula;...

Saiba tudo sobre o perdão de dívidas do consignado prometido por Lula; Confira

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prometeu fazer um perdão das dívidas de quem contraiu crédito consignado. No entanto, também é importante entender que esse perdão não é para qualquer tipo de dívidas que se contraiu.

Afinal de contas, existem vários tipos de créditos consignados e, se eventualmente fosse mesmo perdoar todas, haveria uma ‘quebradeira’ de todos os bancos. Afinal de contas, eles vivem dos juros de créditos de um modo geral e um perdão total seria catastrófico para a economia.

No entanto, mesmo esse perdão da dívida específica poderá não acontecer. Isso porque, justamente, poderá trazer muitos prejuízos para a Caixa Econômica Federal, o banco responsável por muitos empréstimos consignados.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Desde o início de seu atual governo, no dia 1º de janeiro, Lula prometeu que iria acabar com as dívidas do crédito consignado do antigo Auxílio Brasil, proposto no ano passado durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

No entanto, a Caixa, responsável por esse processo, já descartou a possibilidade de perdoar as dívidas que os beneficiários contraíram com o antigo Auxílio Brasil, no consignado. Assim, quem eventualmente fez esse empréstimo e ainda não conseguiu pagar, terá que o fazer, caso contrário, poderá e deverá ficar com o nome sujo.

Veja em seguida: Alguns aposentados podem receber 3 pagamentos de uma só vez do INSS; Veja como

De acordo com a Caixa, financeiramente é inviável perdoar as dívidas. Contudo, o projeto de empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil, que agora volta a ser Bolsa Família, foi suspenso e interrompido já no dia 12 de janeiro.

Com isso, não é mais possível que um beneficiário do Bolsa Família recorra a esse valor. Na oportunidade, em 2022, o projeto começou a valer no segundo semestre, perto do período eleitoral.

Na oportunidade, com muitas famílias passando dificuldades, o que se viu foi muita gente recorrendo ao empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Desta maneira, o valor já descontou da conta da pessoa direto. Afinal de contas, o consignado é justamente quando o dinheiro da parcela se desconta na fonte.

Programa teve críticas

Agora, o projeto de consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil foi duramente criticado pelos especialistas. Afinal de contas, se tornou também um perigo para os beneficiários do programa de transferência de renda.

Veja em seguida: Salários do INSS terão novo aumento; Confira novos valores

Afinal de contas, com o empréstimo consignado, se contrai uma dívida e o valor total do benefício, passa a não ser mais aquele mesmo. Assim, quem conseguiu não usar o empréstimo consignado, ficou mais tranquilo, até porque ninguém é obrigado a aceitar um empréstimo.

Contudo, essa renda ficou ainda menor para as famílias que, muitas vezes sem uma orientação financeira, acabara mesmo entrando em dívida. Por isso, o empréstimo consignado para o agora Bolsa Família teve seu processo interrompido pelo governo já no início deste ano de 2023.

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.

Veja também:

✔️SAIU NOVOS VALORES – INSS Liberou SURPRESA para APOSENTADOS e PENSIONISTAS + Pagamentos INSS. (Fonte: João financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Fonte: João Financeira.